Enor diz que vai aumentar em 75% a eficiência energética nos elevadores
A Enor, especialista em elevadores, está a promover a Gearless, uma nova geração de máquinas de tracção que vai permitir uma redução de 75% no consumo de energia.
Segundo explicou ao jornal Construir o director-geral da Enor Portugal, António Balsinha, esta solução pode ser aplicada em novas aplicações ou elevadores já instalados: “Associados a um sistema de regeneração, estas máquinas podem atingir poupanças de energia de 75% face ao consumo realizado pelas máquinas de tracção tradicionais de elevadores de duas velocidades, com redutor de velocidade”, explicou o responsável.
Para além deste sistema de regeneração de energia, a Enor Portugal está a promover ainda soluções que contemplam sistemas em modo sleep nos quadros de comando e iluminação de cabinas com tecnologia LED.
A empresa tem ainda como prioridade a drástica redução no consumo do equipamento motriz e de iluminação, a utilização de materiais não contaminantes e recicláveis, a optimização de componentes. Recorde-se que, até 2020, a União Europeia quer reduzir em 20% o consumo energético.
“Era muito importante fazermos acompanhar a actual conjuntura económica com soluções adequadas, inovadoras e amigas do ambiente, pois sabemos bem do peso que a factura da energia tem no seio das famílias”, concluiu o responsável do grupo espanhol em Portugal.