Entrevista: “O combate ao desperdício alimentar deve ser uma preocupação de todos”, Vasco Marques Pinto, El Corte Inglés



Uma das principais prioridades do grupo no âmbito da Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa é avançar continuamente em direção a soluções inovadoras e eficientes.

O Grupo El Corte Inglés obteve a certificação Resíduo Zero da AENOR, tornando- se na primeira entidade privada em Portugal a obter esta certificação. Quem o afirma é Vasco Marques Pinto, responsável de Sustentabilidade da empresa, que, em entrevista, nos diz ainda que o projeto é parte do trabalho desenvolvido pelo Grupo em prol de um desenvolvimento mais sustentável e que envolveu todas as áreas de negócios e serviço.

Como é que a certificação AENOR “Resíduo Zero” tem reforçado o compromisso do El Corte Inglés com a sustentabilidade e a economia circular?

O Projeto Resíduo Zero e que resulta na certificação atribuída pela AENOR, é parte do trabalho desenvolvido pelo El Corte Inglés em prol de um o desenvolvimento mais sustentável. A implementação deste projeto envolveu todas as áreas de negócios e serviços e passou a ser uma prática vertical em toda a empresa, tendo como objetivo, considerar um modelo de economia-circular na gestão de resíduos, em vez de linear, onde os resíduos são aproveitados em novos processos e desta forma valorizados. Uma das nossas prioridades no que diz respeito à Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa, passa por progredir continuamente em direção às melhores práticas. Neste contexto, trabalhamos diariamente para optimizar o consumo de recursos, a gestão de resíduos, e reduzir o desperdício alimentar, contribuindo assim, para a preservação do ambiente.

Em 2020 iniciaram o processo de implementação do Projeto e, em 2021, o El Corte Inglés tornou-se a primeira entidade privada em Portugal a obter esta certificação. Que ações implementadas durante o processo destacam?

Sim, o projeto iniciou-se em 2020, com a introdução dos novos processos na Lojas El Corte Inglés de Lisboa e V.N. Gaia, e Centros Logísticos de Alcochete e Olival, resultando na atribuição da Certificação AENOR no ano 2021. No ano seguinte, em 2022, foi alargado aos supermercados Supercor, de Restelo, Beloura, Parque das Nações, Coimbra, Braga e Fluvial. Para isso, foi necessário preparar as instalações, como as áreas de armazenamento, otimizar os percursos associados, digitalizar a informação e muito importante, envolver os colaboradores no processo, investindo em formação, para que, nos vários contextos de trabalho saibam o que fazer com cada resíduo.

Qual a percentagem em 2023? De que forma é feita a avaliação e monitorização?

Em 2023 renovámos a Certificação com 98,7% dos resíduos valorizados, o que representa, na nossa modesta opinião, um excelente resultado. A avaliação dos nossos processos, e consequentemente, do Projeto Resíduo Zero é feita a dois níveis, interno e externo. Internamente, há um acompanhamento diário dos processos, com a responsabilidade a cargo de dois colaboradores por cada espaço comercial ou logístico, garantindo a correta separação dos resíduos. Mensalmente, é realizada uma autoavaliação para assegurar o cumprimento dos critérios do projeto e identificar oportunidades de aperfeiçoamento. A cada semestre, são conduzidas auditorias físicas que resultam num relatório detalhado, o qual é analisado pela área gestora e pela Direção de Operações para a implementação de ações corretivas, sempre que necessário. Externamente, anualmente, são feitas auditorias físicas e documentais, que resultam na certificação ou renovação do processo, por parte da entidade AENOR.

Como é que a empresa trabalha para reduzir o desperdício alimentar?

O combate ao desperdício alimentar deve ser uma preocupação de todos: produtores, distribuidores e consumidores. Temos presente que quando se descarta um produto, por passar a validade ou sobrar no prato, todo o impacto ambiental da produção desse alimento, bem como o valor gasto no mesmo, resultam num desperdício. O desperdício alimentar é, assim, um desperdício de recursos, tempo e dinheiro, pelo que, do ponto de vista de sustentabilidade do negócio e ambiental é importantíssimo o El Corte Inglés ter uma estratégia de combate ao desperdício alimentar. Temos o privilégio de trabalhar a nível nacional com 9 parceiros que, respeitando uma escala, recolhem diariamente os excedentes alimentares das nossas áreas de supermercado e restauração. Em 2023 foram doadas mais de 265 Toneladas de alimentos aos nossos parceiros, que representaram uma diminuição dos excedentes alimentares em 6,8%, resultado do desenvolvimento de procedimentos internos para a Gestão de Doações de produtos alimentares.

Relativamente à roupa que não podem vender, em 2023, tinham dois canais para garantir que as coleções fora de campanha são reencaminhadas para uma segunda vida, mas estavam a trabalhar numa terceira e quarta via. Em que ponto de situação está esse projeto?

Trabalhamos há muito tempo com vários parceiros para a doação dos nossos excedentes, sejam têxteis, eletrodomésticos, artigos de casa, ou alimentares. Procuramos ter para cada uma destas áreas de negócio, parceiros que deem uma segunda vida aos produtos que, por diversos motivos, não estão em condições de serem vendidos. No caso das coleções fora de campanha, trabalhamos com instituições como a Cruz Vermelha Portuguesa, o Centro de Apoio ao Sem-abrigo, entre outras. A nossa preocupação não se esgota em encaminhar corretamente o que sobre das nossas coleções e, por isso, quisemos apresentar um projeto que permita aos nossos clientes darem também uma segunda via às roupas que têm em casa e já não usam. Foi neste contexto que, em parceria com a To-Be-Green e colaboração do CITEVE, desenvolvemos um projeto de reciclagem têxtil, concretizado através de 4 passos: recolha de têxtil junto dos clientes nas lojas de Lisboa e Vila Nova de Gaia; encaminhamento do têxtil doado para destruição; posteriormente, produção de novo fio; e por fim, produção de novo têxtil e confeção de mantas e aventais. Este projeto integra também a Universidade do Minho e o seu Curso de Design e Marketing de Moda, num Concurso de Eco Design dirigido aos alunos de último ano desta licenciatura, para apresentação de projetos eco design de aventais, que serão utilizados pelas equipas de restauração do El Corte Inglés. É um projeto em curso e que no final do próximo trimestre conhecerá os primeiros resultados finais (novos produtos).

O que é que destacam no âmbito da estratégia de redução das emissões de CO2?

Da nossa estratégia podemos destacar que o El Corte Inglés é assinante do Pacto Porto para o Clima promovido pelo Município do Porto, e do Roteiro para a Descarbonização, promovido pela Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição. No El Corte Inglés reforçámos o nosso compromisso com um modelo de produção e consumo neutro em carbono através das seguintes iniciativas: aumento em 10% de carros elétricos na frota de entregas do nosso supermercado; aumento dos pontos de carregamento para carros elétricos nas lojas de Lisboa e Vila Nova de Gaia; compra de energia verde e, desenvolvimento e implementação do Projeto de Transição Net Zero, concretizado através de uma medição completa das emissões do Grupo de âmbito 3.





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