ERP Portugal e Novo Verde vão entregar prémios às escolas vencedoras da Geração Depositrão e da Geração Verdão



A Novo Verde e a ERP Portugal, entidades gestoras de resíduos de embalagens e de resíduos elétricos e eletrónicos, pilhas e baterias, respetivamente, vão entregar em mãos às escolas vencedoras dos programas de sensibilização e educação ambiental, Geração Depositrão e Geração Verdão, os prémios ganhos pelas atividades de recolha e de criatividade realizadas durante o ano letivo 2023/24, divulgaram em comunicado.

Segundo a mesma fonte, a entrega dos prémios às escolas vencedoras decorre no próximo dia 10 de outubro, num dos maiores e mais significativos eventos dedicado à literacia ambiental, que conta com a presença de professores, pedagogos e alunos: o Dia das Bandeiras Verdes – Galardão 2024, evento promovido anualmente pela ABAAE (Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação).

No Dia das Bandeiras Verdes é reconhecido o trabalho de todos os que participaram no Programa Eco-Escolas e contribuíram para tornar mais sustentável o dia a dia da comunidade. Durante o dia serão entregues os prémios dos desafios 2023/24 e, no final do dia, a Bandeira Eco-Escolas 2024 será atribuída a cada uma das escolas do projeto Eco-Escolas, como símbolo de compromisso pela sustentabilidade.

A ERP Portugal e a Novo Verde marcam também presença na Eco-Mostra, que tem início às 9h um espaço  que conta com ateliers, stands, exposições, jogos e animações para todas as comunidades escolares presentes no evento.

“O Galardão, organizado pela ABAAE, em parceria com a ERP Portugal e a Novo Verde, é um momento único de reconhecimento do trabalho desenvolvido pelas escolas no âmbito da Geração Verdão, relativamente aos 3 desafios: Brigada Verdão, Hino do Verdão e Ilustração de Ecobags. Estamos convictos de que a comunidade em geral beneficiará do impacto positivo destas ações, ferramenta mobilizadora de comportamentos e da promoção da circularidade dos materiais.”, afirma  Pedro Simões, Diretor Geral da Novo Verde.

Rosa Monforte, Diretora Geral da ERP Portugal, sublinha mais uma vez que “o trabalho desenvolvido pela comunidade escolar, no que respeita ao correto encaminhamento de resíduos elétricos e eletrónicos, bem como de baterias, é de extrema importância para o aproximar do atingimento das metas, e da consecutiva economia circular. Obrigada a todos os professores e alunos que entregaram quase 500 toneladas de resíduos no ano letivo transato.”

Recorde-se que a 16ª edição da Geração Depositrão teve um resultado esmagador ao nível da recolha de resíduos nomeadamente no que às pilhas diz respeito, 24% de aumento nas  recolhas na categoria de pilhas, num total de 22 toneladas encaminhadas.

A Geração Verdão, projeto muito reconhecido e conceituado na área da educação e consciencialização ambiental das comunidades escolares nacionais e que promove a o correto encaminhamento e reciclagem de embalagens, desafiou os alunos das escolas de Norte a Sul do país, bem como das ilhas a participar em três atividades criativas: Brigada Verdão, Hino Verdão e Ilustração de Eco-Bag.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...