Esta nova espécie de camaleão pode ser o menor réptil do mundo



O menor réptil do mundo cabe na ponta do seu dedo. Um macho adulto da espécie Brookesia nana mede 1,35 centímetros. A fêmea é um pouco maior, com 1,9 centímetros. A nova espécie de camaleão foi descrita recentemente na publicação Scientific Reports.

Na biologia, o processo evolutivo que leva ao surgimento destes animais minúsculos é chamado de miniaturização. É associado a limites fisiológicos impostos pela seleção natural. Nos répteis, os principais exemplos são justamente os camaleões da espécie Brookesia, em Madagascar, e os lagartos Sphaerodactylus, da América Central.
Normalmente, estes exemplares habitam em ilhas, onde há uma quantidade limitada de recursos naturais para a sobrevivência. E isso pode propiciar a seleção de animais menores, que precisariam de menos alimentos para sobreviver.

Como só há dois espécimes conhecidos, os cientistas não sabem dizer se o Brookesia nana está em risco de extinção, mas tudo indica que sim. As florestas que acolhem estes pequenos animais estão a sofrer com o aumento do desmatamento e a intervenção humana. No artigo, os cientistas sugerem que a nova espécie de camaleão possa ser classificada como espécie em risco crítico, de acordo com a Lista Vermelha de animais ameaçados de extinção.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...