EUA: 30 mil milhões de cigarras já começaram a emergir do solo



Já teve início a invasão de cigarras na costa leste dos Estados Unidos, com insectos a surgirem por todo o lado, desde o estado de Virginia até Massachusetts. A infestação – apelidada de Brood II pelos cientistas – não era vista desde 1996. Antes disso, tinha surgido pela última vez em 1979.

Até agora, a maioria das ocorrências deu-se em Virginia e noutros estados do sul, onde algumas pessoas descobriram centenas de cigarras nos seus quintais. Mais a norte, o tempo tem estado demasiado frio para conseguir desencadear o fenómeno, mas a situação não há-de continuar assim por muito mais tempo.

Prevê-se que milhões de cigarras emerjam do solo nas próximas duas semanas, à medida que este atinge temperaturas de 18º C – isto significa início de Maio para as regiões do sul e final de Maio ou Junho para as do norte.

Os insectos são inofensivos. Eles não mordem, não picam e não prejudicam as culturas agrícolas ou outros animais. Muitas pessoas nem sequer os vão ver, embora possam certamente ouvir a sua chamada de acasalamento.

Após algumas semanas de cantoria, as cigarras vão acabar por morrer e os seus descendentes vão entrar na clandestinidade da terra, para só regressar à luz do dia em 2030.

Esta colónia está desde 1996 no subsolo – mas não a dormir. Os insectos estão a sugar as raízes das árvores e a ganhar tempo, enquanto passam por diferentes estágios de crescimento para poderem chegar à superfície.

Há cigarras comuns a surgir todos os anos por todo o mundo, mas estas são diferentes – têm os olhos vermelhos e são vistas apenas na metade oriental dos Estados Unidos. Há 15 ninhadas que surgem a cada 13 ou 17 anos – a Brood II é um dos grupos maiores. Vários especialistas dizem não saber quantas cigarras são ao certo, mas que 30 mil milhões parece ser uma estimativa razoável.

Foto: Sob licença Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...