Fundação Mendes Gonçalves abre inscrições para Embaixadores Regenerativos



Estão abertas, a partir de hoje, as inscrições para o projeto Embaixadores Regenerativos da Fundação Mendes Gonçalves (FMG), foi divulgado em comunicado.

Segundo a mesma fonte, a iniciativa, de participação gratuita, visa envolver estudantes do ensino superior como embaixadores da agricultura regenerativa, promovendo práticas que regeneram solos, restauram ecossistemas e contribuem para sistemas alimentares resilientes. Os participantes terão acesso a experiências práticas, ações de formação e eventos colaborativos com profissionais do setor, aproximando a teoria, o saber fazer e a aplicação no terreno.

Podem candidatar-se estudantes de universidades e politécnicos de Portugal, idealmente da área agrícola. Outros graus e áreas relacionadas poderão ser aceites, desde que devidamente justificadas no formulário da candidatura. As inscrições decorrem até 20 de dezembro e podem ser efetuadas através do formulário disponível aqui.

“A agricultura regenerativa é uma mudança de paradigma na forma como cuidamos do território e garantimos o futuro das próximas gerações. Com o programa Embaixadores Regenerativos, queremos capacitar jovens para serem agentes desta transformação, criando pontes entre conhecimento, inovação e impacto real no terreno”, refere Manuel Paiva dos Santos, Diretor do Programa Regenerar da Fundação Mendes Gonçalves.

Este projeto tem como objetivos criar uma ponte entre academia e prática, desenvolver capacidades de comunicação e de liderança, promover a sensibilização e capacitação em práticas regenerativas e contribuir para sistemas alimentares mais sustentáveis e resilientes.

Os participantes serão desafiados a divulgar práticas regenerativas junto das suas instituições de ensino, comunidades e explorações agrícolas da sua região; sensibilizar colegas e agricultores para a importância da regeneração do solo e da biodiversidade; aplicar conhecimentos adquiridos em projetos e experiências práticas; ser um agente de mudança, promovendo impactos positivos sociais, ambientais e económicos.

A iniciativa será enquadrada num Living Lab em desenvolvimento, que estará conectado à rede europeia de Living Labs, ampliando o impacto local através da colaboração e partilha de conhecimento a nível europeu.

Dessa forma, os participantes passam a beneficiar de um conjunto de oportunidades gratuitas associadas a este ecossistema de inovação, nomeadamente acesso a atividades formativas e experimentais; participação em projetos colaborativos envolvendo agricultores, investigadores e outros agentes relevantes; integração numa rede nacional e internacional de Living Labs e de práticas regenerativas, facilitando trocas de conhecimento, eventos, visitas técnicas, partilha de dados e participação em iniciativas promovidas pela rede europeia.

Mais informação em https://fundacaomendesgoncalves.org/






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...