Galp Energia aposta nas crianças para comunicar eficiência energética… aos pais
A Galp Energia está a promover nas escolas portuguesas o Missão UP/Unidos pelo Planeta, um projecto de responsabilidade social ligado à eficiência energética e mobilidade sustentável, avançou hoje o Diário Económico.
De acordo com o jornal, o objectivo é comunicar com as crianças para chegar aos pais.
“Sabemos que para mudar atitudes precisamos de envolver a próxima geração. Como uma grande empresa nacional e actuando no sector energético, que está muito no centro de todas estas questões, a sustentabilidade energética e responsabilidade social são preocupações de longa data”, explicou o director de inovação, desenvolvimento e sustentabilidade da Galp Energia, João Nuno Mendes.
Na escola, os professores falam de eficiência energética e mobilidade sustentável mas também de fontes de energia e pegada energética. Os temas podem, à partida, parecer pouco apelativos para as crianças, mas há toda uma série de jogos divertidos para os ajudar a pensar nestes assuntos.
Um exemplo: ao longo do dia, vão aparecendo as “Brigadas da Iluminação” ou dos “Transportes” e que têm a missão de desligar as luzes dentro e fora da escola e criar sinergias para que pais com percursos de trânsito comuns partilhem o transporte com outras crianças.
O Missão Up/Unidos pelo Planeta tem o objectivo de comunicar com os pais através das crianças e mudar os comportamentos, se possível, dos dois.
Consulte o site da iniciativa.
Os públicos-alvo são os alunos do primeiro e segundo ciclo do ensino básico, público e privado, e que têm idades entre os seis e os 12 anos. Também os professores, auxiliares, encarregados de educação e pais estão entre o público a ser impactado pelo projecto.
Ao todo, a Missão Up/Unidos pelo Planeta chegará a cinco mil escolas, 60 mi professores e 700 mil alunos.
O projecto tem o apoio da Agência Portuguesa do Ambiente, Direcção-Geral de Energia e Geologia , Comissão Nacional da Unesco e Ministério da Educação.