Greenpeace elege os produtos tecnológicos mais “verdes”
Um monitor de computador da Asus foi considerado o produto tecnológico mais amigo do ambiente para 2011, de acordo com a terceira edição do estudo “Toward Green Electronics”, da Greenpeace. Em Junho do ano passado, 21 fabricantes submeteram os seus produtos para avaliação, com a excepção da Phillips e da Apple.
Entre as categorias de “Desktops”, “Portáteis”, “Netbooks”, “Monitores LCD”, “Televisões LCD e plasma” e “Telemóveis”, o monitor VW-24H-HF da Asus obteve uma classificação de 7,5, numa escala até dez. O modelo LC-52SE1, da Sharp, lidera o sector das televisões, sendo que o netbook da Acer foi considerado o mais ecológico do seu segmento. O Compaq 6005 Pro Ultra-slim, da HP, venceu o estudo na área de desktops. Finalmente, o Samsung GT-S75550 foi considerado o telemóvel mais “verde”, enquanto o Aspen, da Son Ericsson, venceu no segmento de smartphones.
“O estudo demonstra que os fabricantes fizeram progressos notáveis nos últimos anos, produzindo produtos livres dos piores químicos, energeticamente mais eficientes e com maiores potencialidades ao nível da reutilização e reciclagem”, afirmou a Greenpeace, acrescentando que os critérios de avaliação passaram pelo facto de as marcas escolherem substâncias não tóxicas para o processo de fabrico, os produtos terem um menor consumo energético ou um ciclo de vida mais longo.
Acer, Asus, Dell, HP, LG, Motorola, Nokia, Panasonic, Samsung, Sony e Toshiba foram algumas das marcas que fizeram parte do estudo e, embora a Phillips e a Apple se tenham recusado a submeter os seus produtos à avaliação da associação de protecção do meio ambiente, a Greenpeace acabou por incluir um produto de cada marca na pesquisa, avança a notícia do site Tek.