Grupo Petrotec e Grupo Salvador Caetano inauguram a mais avançada estação de hidrogénio em Portugal



O Grupo Petrotec, líder europeu no desenvolvimento de soluções integradas para o abastecimento e carregamento de energia, e o Grupo Salvador Caetano, referência na inovação da mobilidade, anunciam, em comunicado, a conclusão da estação de hidrogénio mais moderna do país.

Segundo a mesma fonte, a infraestrutura, situada na unidade industrial da Caetano Bus, em Ovar, representa um marco nacional na mobilidade sustentável e foi integralmente desenvolvida com tecnologia do grupo português.

Com um investimento 100% privado, no valor aproximado de dois milhões de euros, esta é a primeira estação de abastecimento de hidrogénio (HRS –Hydrogen Refuelling Station), em Portugal, financiada exclusivamente com capitais nacionais.

Infraestrutura crítica ao serviço da produção de autocarros com zero emissões

A nova HRS da Hellonext, uma subsidiária do Grupo Petrotec (uma empresa portuguesa com mais de 40 anos de história, filiais em oito países e cinco unidades industriais – localizadas em três continentes) foi especificamente dimensionada para satisfazer as necessidades operacionais diárias da CaetanoBus, assegurando o abastecimento de até cinco autocarros por dia, a 350 bar.

“Esta capacidade responde diretamente à procura regular da unidade fabril, garantindo a continuidade de uma operação crítica para um dos principais fabricantes europeus de autocarros movidos a hidrogénio”, sublinha a nota.

A escolha da CaetanoBus — com mais de 200 veículos de hidrogénio já produzidos para exportação — por uma solução nacional, demonstra a confiança nas características essenciais da instalação: robustez, fiabilidade e segurança. Este é um testemunho da maturidade da engenharia portuguesa no domínio do hidrogénio aplicado à mobilidade pesada.

CORE H2 e AXON H2: engenharia nacional ao serviço da mobilidade global

A HRS integra dois equipamentos de última geração da Hellonext, marca do Grupo Petrotec: o sistema de controlo CORE H2 e o dispensador multimédia AXON H2.

O CORE H2, desenvolvido ao longo de três anos, destaca-se pelo seu design modular, arquitetura “plug & play” e tecnologia de compressão e abastecimento compatível com pressões de 350 e 700 bar. A sua conectividade, remota e funcionalidades de manutenção preditiva, asseguram uma operação contínua e segura.

A AXON H2 é o único dispensador de hidrogénio com interface digital incorporada e que espelha todo o potencial de conectividade com o veículo, permitindo uma interação direta, intuitiva e segura com o utilizador.

“A criação desta estação representa o culminar de um esforço estratégico do Grupo Petrotec na consolidação de competências tecnológicas no domínio do hidrogénio. Estamos orgulhosos por contribuir com soluções nacionais de excelência para a transição energética, lado a lado com um parceiro industrial de referência como o Grupo Salvador Caetano”, afirma Nuno Cabral, CEO do Grupo Petrotec

“O hidrogénio é, hoje, mais uma alternativa válida e estratégica para a descarbonização dos transportes. Esta infraestrutura vem demonstrar que é possível criar soluções inovadoras, fiáveis e 100% nacionais, que suportem operações industriais críticas e exigentes como a da CaetanoBus”, diz  Hugo Rigor, diretor geral da Hellonext e responsável pela transição energética no Grupo Petrotec

“O Grupo Salvador Caetano acredita, investe e tem soluções de mobilidade a hidrogénio nos vários segmentos, sendo o desenvolvimento de ecossistemas de hidrogénio uma aposta num futuro mais sustentável ao assentar na diversificação energética”, conclui José Ramos, Presidente da Toyota Caetano Portugal e da CaetanoBus.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...