Investigadores da FCT NOVA criam plataforma para apoiar a renovação sustentável de edifícios históricos



‘Green Menu’ ou ‘Menu de Renovação Verde’ é o nome do projeto pan-europeu que junta investigadores especialistas em reabilitação de edifícios e eficiência energética de Portugal, Eslovénia e Holanda, financiado pelo EIT Climate-KIC, na criação de uma plataforma online que tem como principal objetivo tornar o processo de renovação de edifícios históricos em algo “mais simples, atraente e escalável”.

Os edifícios construídos antes de 1945 representam entre 10% a 30% do parque edificado, dependendo do país em questão. Nesta caixa de ferramentas online, os proprietários de casas históricas podem encontrar informações relevantes sobre como tornar as habitações mais sustentáveis, incluindo soluções técnicas, oportunidades financeiras e regulamentação sobre património local. Na plataforma é também possível aceder a ferramentas de cálculo de fácil utilização, e encontrar informações relevantes sobre oportunidades de retrofitting.

João Pedro Gouveia, investigador da FCT NOVA, explica: “Sabemos que a melhoria da eficiência energética nos edifícios é fundamental para os esforços globais de mitigação das alterações climáticas e a manutenção do aumento de temperatura abaixo de 1,5 °C. A atual crise pandémica veio também reforçar a importância de se investir na resiliência dos sistemas socioeconómicos e em estilos de vida saudáveis. A renovação de edifícios é uma medida essencial identificada pela Comissão Europeia no Pacto Ecológico Europeu, sendo uma iniciativa essencial para atingir as metas de energia e clima europeias e globais”.

O projeto resulta de uma colaboração entre o CENSE – Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, do E-Zavod, Institute for Comprehensive Development Solutions, da Eslovénia, e do De Groene Grachten, da Holanda.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...