Jovens apontam ação climática como uma das prioridades da UE até 2030

Um terço dos jovens (33%) entre os 16 e os 30 anos considera que a proteção do ambiente e o combate às alterações climáticas devem ser uma das principais prioridades da União Europeia (UE) para os próximos cinco anos.
📢 Young Europeans care about climate & the environment.
According to the latest Youth Survey, young people see climate change & the environment as one of the top three priorities for the EU in the next five years. 🌱
It’s the #1 concern in Italy, Denmark, Luxembourg & Belgium.
— EU Climate Action (@EUClimateAction) February 27, 2025
Uma análise do Eurobarómetro divulgada recentemente mostra ainda que, além da proteção do planeta, que surge como segunda prioridade, a UE deve também agir para atenuar os aumentos do custo de vida, que é apontada como a prioridade máxima por 40% dos inquiridos.
A criação de empregos e o alívio da situação económica atual, acesso a cuidados de saúde e a educação formam o Top 5 das prioridades que os jovens europeus querem ver assumidas pela UE.
De acordo com a análise, é na Itália, em França, no Luxemburgo, na Dinamarca e na Bélgica que surgem as percentagens mais altas de jovens que elencam a ação climática e a proteção ambiental como prioridade central no bloco até 2030. Em Portugal, 33% dos jovens dizem que deve ser esse o foco da UE nos próximos cinco anos, em linha com a média da região.