Maia junta reciclagem e inclusão social
A Câmara Municipal da Maia está a desenvolver uma parceria com a Lipor, empresa de gestão de resíduos da região do Porto, para conciliar reciclagem e inclusão social.
De acordo com o jornal Sol, o projecto vai chamar-se R+ e destina-se a pessoas com deficiência que, até agora, não tinham oportunidade de participar na separação do lixo. O projecto funcionará em regime de marcação e de acordo com a necessidade e disponibilidade dos destinatários do novo serviço.
“É uma questão de inclusão social, de aproximação às pessoas, da melhoria da qualidade de vida e de responsabilidade social”, explicou uma fonte da Lipor.
Assim, e segundo o Protege o que é Bom, a partir de agora será possível às pessoas com deficiências motoras, visuais, auditivas ou mentais separar o papel do plástico – as que ainda não o faziam –, sendo certo que, à hora marcada, alguém irá levantar o material para reciclar a suas casas.
Esta experiência piloto arrancará no município da Maia. Caso surjam interessados, o projecto estender-se-á para outros municípios.
“Os nossos objectivos passam por aprender com a experiência, acompanhar os resultados, recolher os indicadores quantitativos e qualitativos associados aos materiais e esclarecer as pessoas para a reciclagem”, disse ainda a Lipor.