Movimento “Todos os Passos Contam” regressa para doar um milhão de refeições a famílias vulneráveis



A Fundação Galp lançou esta quarta-feira, dia 8 de outubro, a 6.ª edição da iniciativa “Todos os Passos Contam”, um projeto criado em 2021 para apoiar famílias em situação de carência alimentar identificadas pela Rede de Emergência Alimentar, foi divulgado em comunicado.

Segundo a mesma fonte, a Galp e a sua Fundação voltam assim a mobilizar Portugal para alcançar um milhão de quilómetros percorridos, que resultarão na oferta de um milhão de refeições a quem mais precisa. A iniciativa solidária, que promove a atividade física e a consciencialização para a importância da adoção de um estilo de vida saudável, já angariou mais de 4,2 milhões de refeições nas edições anteriores.

A decorrer até ao dia 10 de dezembro, a 6.ª edição de “Todos os Passos Contam” pretende agora ultrapassar a meta acumulada de 5 milhões de refeições doadas. Para tal, a campanha deste ano conta com o mote “Está nos teus pés”, convidando todas as pessoas de Norte a Sul do país a juntarem-se ao movimento.

Participar na iniciativa é bastante simples: basta partilhar um print screen do registo de cada atividade física, com o número de quilómetros percorridos visível, no site todosospassoscontam.galp.com. Importa recordar que cada registo pode resultar de qualquer tipo de atividade física: uma simples caminhada até ao trabalho, uma corrida, um passeio de bicicleta ou um jogo de padel.

“Falar de ‘Todos os Passos Contam’ é falar de um projeto que incentiva a comunidade a cuidar de si, física e mentalmente, enquanto cuida dos outros. O elevado envolvimento, que sobe de edição para edição, diz-nos que este já não é um projeto apenas da Galp e da sua Fundação, mas sim de todos os portugueses. E contamos novamente com a sua ajuda para este ano ultrapassarmos o marco acumulado de cinco milhões de refeições doadas”, destacou Sandra Aparício, diretora-executiva da Fundação Galp, no lançamento da nova edição, na sede da Galp, em Lisboa.

As refeições angariadas nas cinco edições anteriores permitiram apoiar milhares de instituições através dos 21 Bancos Alimentares de Portugal continental e ilhas. Este contributo só foi possível com o apoio dos mais de 320 mil participantes em todo o país que já aderiram a esta iniciativa solidária. Na edição anterior, em 2024, a iniciativa chegou realmente a todo o lado, verificando-se a contribuição de 100% dos municípios com pelo menos um quilómetro registado.

Para atingir o objetivo, a Fundação Galp, através das câmaras municipais, volta a reforçar o envolvimento das comunidades locais que fazem parte do seu ecossistema – Alcoutim, Matosinhos, Santiago do Cacém, Sines – e reforça também o leque de parceiros que participam de forma coletiva e que têm impacto significativo no registo de quilómetros, como a GNR.

Para simbolizar a estreita relação com estas comunidades, a Fundação Galp convidou rostos anónimos dos parceiros sociais de Alcântara (Boa-Hora FC e Centro Social e Paroquial de Alcântara) para fazerem parte da campanha publicitária. O spot publicitário, gravado na Marina de Cascais, pode ser visto aqui. A edição deste ano conta ainda com vários embaixadores a dar rosto à campanha, como o cantor Diogo Piçarra, Mónica Jardim (TVI) e Pedro Ribeiro (Rádio Comercial).

Além da Fundação Galp e da Rede de Emergência Alimentar, o movimento “Todos os Passos Contam” tem o apoio da TVI, da Rádio Comercial e das Câmaras Municipais de Alcoutim, Arganil, Cascais, Loures, Matosinhos, Porto, Santiago do Cacém e Sines.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...