Noruega recruta em Portugal entre 11 e 12 de Abril

Engineers Mobility Days, que promove a contratação na área da engenharia, está de regresso a Portugal – e ao Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) – a 11 e 12 de Abril, de acordo com o Emprego Pelo Mundo.

Esta é uma iniciativa conjunta do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e da rede Eures. Tal como no ano passado, o evento apresentará oportunidades de trabalho em vários países europeus. Este ano, são sete as nações presentes, representadas por 35 empresas de vários sectores de actividade, mas com um elo comum: todas têm necessidades de mão-de-obra qualificada na área da engenharia que não conseguem preencher internamente.

Uma das empresas presentes é a norueguesa National Oilwell Varco (NOV) que nos últimos anos tem recrutado com sucesso em Portugal.

“A Noruega foi na última edição do evento a presença mais notada. O país fez-se representar por 19 empresas e pela Embaixada e, das 88 colocações apuradas até agora pelo IEFP, 65 foram para a Noruega”, explica o site de empregos.

Segundo a conselheira norueguesa da rede EURES, Eli Skaug Syvertsen, o País estará este ano representada por 17 empresas. “A National Oilwell Varco estará presente com ofertas para diferentes cidades da Noruega, que no seu todo poderão representar cerca de 100 oportunidades de emprego para engenheiros no país”, explica. De acordo com a conselheira, “o interesse das empresas norueguesas pelos profissionais portugueses está sustentado por diversos factores, entre os quais a qualidade da sua qualificação e o perfeito domínio do inglês”.

Mas para Eli os profissionais portugueses representam ainda outro trunfo para as empresas locais: “muitas empresas norueguesas têm interesses no Brasil e em Angola, tornando-se uma vantagem empregar engenheiros portugueses pela proximidade linguística”.

Segundo o IEFP, o evento espera registar uma adesão próxima do ano passado, altura em que participaram no evento cerca de 3.500 engenheiros. Este ano, “o evento é realizado em parceria do AESEL/ISEL e tem como meta promover a mobilidade transnacional de engenheiros e profissionais nas áreas das TI, apoiando-os na integração no mercado de trabalho europeu”. A segunda edição nacional do evento conta com a participação presencial de empresas da Noruega mas também da Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Reino Unido e Suécia, beneficiando também este ano da integração de uma versão online, como uma mini-feira virtual de emprego apenas possível pela colaboração e envolvimento da Comissão Europeia”.

Foto: Sob licença Creative Commons

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php