Novas diretrizes ajudam as marcas de moda a reduzir os resíduos e as emissões

Os especialistas em moda sustentável do Instituto Real de Tecnologia de Melbourne (RMIT), na Austrália, colaboraram com as marcas para criar diretrizes destinadas a eliminar os desperdícios de design e a promover uma moda duradoura que apoie a reutilização e a reciclagem.
A indústria global da moda é responsável por cerca de 10% de todas as emissões de gases com efeito de estufa.
O novo guia, “Refashioning: accelerating circular product design at scale” (Remodelar: acelerando o design circular de produtos em grande escala), descreve as etapas para que os fabricantes façam a transição do design linear para o circular, concentrando-se em maximizar a vida útil dos produtos e materiais.
A líder do projeto e Reitora da Escola de Moda e Têxteis do RMIT, Professora Alice Payne, afirma que o guia desafia o pensamento tradicional em matéria de design com passos práticos para permitir a mudança.
“Este guia fornece uma abordagem sistemática para a implementação do design circular de vestuário de uma forma que todas as organizações podem implementar, independentemente da sua dimensão”, explica.
“Com base numa extensa pesquisa com a indústria, criámos medidas práticas que as empresas podem tomar para melhorar a circularidade dos seus produtos”, acrescenta.
“Embora existam outros guias de design circular disponíveis, o Refashioning é único por fornecer uma metodologia sistemática que permite aos designers abrandar o fluxo e fechar o ciclo”, aponta.
O método dominante de produção e consumo utilizado atualmente pela maioria das marcas cria vestuário para uma economia linear – um sistema de compra, produção e desperdício.
Para mudar para um método circular que permita a reciclagem de materiais, é necessário ter em conta, logo no início do processo de conceção, aspectos críticos como a escolha dos materiais, a finalidade e a utilização do produto, a durabilidade e as opções de fim de vida.
Financiado pela Sustainability Victoria, a produção do guia foi uma colaboração entre o RMIT, as marcas do Country Road Group e dois parceiros independentes, a especialista em design circular Courtney Holm e a especialista em sustentabilidade Julie Boulton.
O diretor executivo da Sustainability Victoria, Matt Genever, afirma que a investigação ligou a indústria, o governo e o meio académico para resolver o problema dos resíduos têxteis.
“É um exemplo de como a colaboração intersetorial eficaz pode gerar resultados impactantes na transição para uma economia circular”, diz.
“Ao promover parcerias entre sectores, o Sustainability Victoria permite uma mudança significativa que vai além da teoria e se transforma em soluções reais e acionáveis”, sublinha.
A experiência aplicada foi fundamental para a conceção das diretrizes, uma vez que foram testadas pelos utilizadores em produtos reais.
Durante mais de um ano, a equipa trabalhou com oito equipas de produtos e design de quatro marcas do Country Road Group – Country Road, Trenery, Witchery e Politix – para testar e aperfeiçoar os guias num contexto comercial.
A Diretora de Sustentabilidade do Country Road Group, Erika Martin, explica que o trabalho na criação do guia iniciou o Grupo numa viagem em direção a um entendimento e abordagem comuns ao design circular nas suas marcas.
“Este projeto proporcionou uma visão clara do design circular e aproveitou os conhecimentos especializados da indústria, do meio académico e da nossa própria empresa”, afirma
“A oportunidade de ajudar a criar diretrizes baseadas em feedback e desafios da vida real e não apenas na teoria académica foi um fator-chave para o nosso envolvimento, juntamente com o nosso compromisso de construir um futuro melhor”, conclui.