Novo edifício sustentável dos CTT já está concluído
A Casais Engenharia e Construção anunciou ontem, em comunicado de imprensa citado pelo jornal Construir, que concluiu a construção do novo Centro Operacional de Correio do Norte, um edifício localizado na Maia e que tem na sustentabilidade a sua principal característica.
“[O edifício foi executado] sob a lógica de uma política de sustentabilidade, desde a concepção do projecto até à obra final”, explica a empresa.
Este edifício dos CTT terá como função “o tratamento de toda a correspondência da zona Norte do País” e servirá de modelo para outros edifícios dos CTT.
“Sustentabilidade, preocupações ambientais e eficiência energética são as palavras-chave desta obra”, explicou a empresa bracarense.
A empreitada teve como princípios orientadores a construção sustentável e beneficiou do contributo da Casais Engenharia e Construção, “através do know-how no domínio da sustentabilidade, em particular com a utilização de materiais reciclados”.
Paralelamente, houve também uma optimização “da iluminação natural através de sistema de clarabóias sofisticadas”, o que possibilitou um aumento da área “disponível para a futura instalação da unidade de produção de energia eléctrica renovável (painéis fotovoltaicos)”.
Finalmente, o edifício foi alvo de “uma avaliação sistémica na lógica da certificação voluntária independente da sustentabilidade, concluindo-se pela existência de uma performance global muito positiva”.
Segundo a Casais, esta performance pode ser traduzida na prática por “melhorias de eficiência da ordem dos 50% em relação à referência desenvolvida com base em soluções de concepção, projecto e construção habitualmente seguidas hoje”.