Organizações Não Governamentais nacionais e internacionais fazem apelo ao Pingo Doce pelos direitos dos animais
Cerca de 20 grupos e organizações sem fins lucrativos assinaram uma carta para pedir ao Pingo Doce que se comprometa a adotar medidas de minimização do sofrimento animal na cadeia de abastecimento de frango para venda, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, entre as ONGs signatárias estão as portuguesas Animais de Rua, Liga Portuguesa Pelos Direitos dos Animais, a PATAV, mas também outras organizações estrangeiras como a francesa L214 ou a alemã Albert Schweitzer Foundation.
Esta iniciativa surge na sequência da divulgação de imagens que captam vários momentos de violência e maus-tratos nas explorações que fornecem carne de frango à cadeia de supermercados da Jerónimo Martins. As imagens foram enviadas anonimamente à associação Frente Animal (antes Abrir de Asas).
As imagens alarmantes incluem o manuseamento agressivo dos animais, aves doentes e deformadas misturadas com animais mortos, e até mesmo atropeladas deliberadamente por camiões de transporte. A preocupação com o bem-estar destes animais levou à criação da campanha “Fim do Doce”, que apela ao Pingo Doce para adotar medidas mais éticas.
A indignação dos clientes da empresa alinhada à preocupação das ONGs que tentam zelar pelo bem-estar dos animais, deram então origem à carta enviada para a sede da empresa, assinada por 16 grupos que apelam à mesma que se comprometa em “ajustar as suas práticas, levando-as ao encontro da implementação das medidas mais impactantes e eficazes para minimizar o sofrimento animal”.
Com esta campanha, a Frente Animal insta o Pingo Doce a aderir ao European Chicken Commitment (ECC), uma iniciativa liderada por diversas ONG europeias que defendem a introdução de padrões mais elevados de bem-estar animal na produção de frango. O compromisso prevê que as empresas signatárias ofereçam às aves mais espaço, acesso a luz natural e enriquecimento ambiental, além da utilização de raças de crescimento mais lento, minimizando assim o sofrimento causado pelo rápido crescimento genético que resulta em doenças e comprometimento do seu bem-estar.
A adesão ao European Chicken Commitment é suportada por uma sólida base científica, incluindo o mais recente relatório de opinião da EFSA (2023) sobre o bem-estar animal em explorações de frango, o que leva as respectivas organizações a defenderem a sua implementação.
A Frente Animal faz parte da coligação internacional Open Wing Alliance, composta por várias ONG que denunciam práticas cruéis na produção animal. A FA representa Portugal nesta coligação e, em conjunto com outras organizações, exorta o Pingo Doce e outros supermercados a implementar mudanças significativas nas suas políticas e práticas de bem-estar animal.