Os caçadores-recolectores são atletas impressionantes, independentemente do género
Nas sociedades de caçadores-recolectores, tanto os homens como as mulheres são hábeis corredores, trepadores, nadadores e mergulhadores.
A análise de mais de 900 documentos de 57 grupos de caçadores-recolectores revelou que tanto os homens como as mulheres se dedicavam a uma série de atividades locomotoras para a recolha de alimentos, bem como para lazer, rituais e guerras.
” Verificámos que a proficiência locomotora diversificada está generalizada entre as sociedades de caçadores-recolectores, sendo que a corrida, a escalada, a natação e o mergulho se encontram numa vasta gama de ambientes e gamas de temperatura, frequentemente com elevados níveis de proficiência”, explicam os autores.
“Cada um deles”, acrescentam, “era empregue por uma variedade de razões, desde a aquisição de alimentos até ao lazer, rituais e guerras. Tanto os indivíduos do sexo masculino como os do sexo feminino praticavam habitualmente a corrida, a escalada, o mergulho e a natação, sendo que apenas uma minoria das sociedades apresentava uma tendência clara para o envolvimento exclusivo dos homens”.
Os autores sublinham que os preconceitos de género se verificam no contexto de atividades mais extremas, como as “subidas às árvores mais altas ou os mergulhos mais profundos”.