Pelo menos 15 mortos em deslizamento de terras no norte da Índia



Pelo menos 15 pessoas morreram na sequência de um deslizamento de terras que soterrou um autocarro no estado de Himachal Pradesh, norte da Índia, na terça-feira, indicaram hoje as autoridades de resgate.

“Cerca de 18 pessoas viajavam no autocarro. Quinze corpos já foram recuperados, duas vítimas puderam ser resgatadas com vida e, de acordo com as autoridades locais, mais uma vítima continua desaparecida”, disse à imprensa o vice-comandante da Força Nacional de Resposta a Catástrofes (NDRF, na sigla em inglês), Karam Singh.

A NDRF, destacada na região de Bilaspur, onde aconteceu o desastre, disse que a “operação vai prosseguir” até se encontrar a pessoa desaparecida.

O deslizamento de terras ocorreu durante a tarde, quando uma massa de lama e pedras caiu sobre o veículo, que circulava numa estrada de montanha.

Este acidente ocorre durante a estação de monções nos Himalaias indianos. Segundo dados do Departamento Meteorológico da Índia (IMD, na sigla em inglês), a região registou este ano um excesso de precipitação, ultrapassando em algumas áreas 40% da média histórica, o que causou uma saturação do solo sem precedentes.

Organizações ambientais alertam que a frágil geologia dos Himalaias está cada vez mais ameaçada pelas alterações climáticas, que intensificam a precipitação, e pelo desenvolvimento de infraestruturas em grande escala, como estradas e barragens hidroelétricas, que frequentemente desestabilizam as encostas.

Só nesta época, o estado indiano de Himachal Pradesh registou mais de uma centena de deslizamentos de terras de grande dimensão e centenas de mortes relacionadas com a chuva.

A tragédia em Bilaspur vem juntar-se a uma série de desastres climáticos recentes na região, incluindo inundações devastadoras que deixaram, no mês passado, dezenas de mortos e milhares de desalojados no estado vizinho de Uttarakhand.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...