Planta Stevia pode potenciar tratamentos contra a queda de cabelo

A alopecia androgenética — mais conhecida como calvície de padrão masculino ou feminino — é uma das formas mais comuns de queda de cabelo, afetando milhões de pessoas em todo o mundo. Embora o minoxidil tópico seja um tratamento aprovado e amplamente utilizado, a sua eficácia é limitada devido à fraca solubilidade em água e baixa capacidade de penetração na pele.
Agora, uma equipa da Universidade de Sydney, na Austrália, revela que um adoçante natural derivado da planta Stevia, pode melhorar a absorção cutânea do minoxidil e aumentar os resultados do tratamento.
Resultados promissores em laboratório
O estudo foi realizado em ratos com um modelo de alopecia, nos quais foi aplicada uma formulação em adesivo dissolúvel contendo minoxidil e esteviosídeo. Os investigadores observaram que esta combinação estimulou os folículos capilares a entrarem na fase de crescimento, promovendo o desenvolvimento de novos fios de cabelo.
“A utilização de esteviosídeo para potenciar a entrega de minoxidil representa um passo promissor no sentido de tratamentos mais eficazes e naturais para a queda de cabelo, com potencial para beneficiar milhões de pessoas em todo o mundo,” afima o professor Lifeng Kang, co-autor do estudo.
Um caminho para terapias mais naturais
Embora os resultados ainda estejam numa fase inicial e restritos a modelos animais, os autores acreditam que esta abordagem pode abrir caminho para novas formulações mais eficazes e com menos efeitos secundários, com o recurso a ingredientes naturais.
O próximo passo será testar a eficácia e segurança da nova formulação em ensaios clínicos com humanos. Se os resultados se confirmarem, este avanço poderá representar uma alternativa inovadora aos tratamentos convencionais para a alopecia.