Repsol vai às universidades antes mesmo dos alunos concluírem as licenciaturas
A Repsol aposta nas universidades para escolher os seus estagiários, uma estratégia que tem como objectivo “criar uma maior proximidade entre os estagiários” e a indústria na qual a empresa se move.
Segundo explica hoje o Diário Económico, a multinacional hispano-argentina tem acordos com o Instituto Superior Técnico, com a Universidade de Évora e o Instituto Piaget, proporcionando aos alunos destas instituições estágios mesmo antes destes concluírem as licenciaturas.
O Diário Económico conta a história de Tânia Raposo, que tinha o bacharelato em Engenharia Química quando começou a estagiar na área de ambiente da Repsol.
“[O estágio foi] uma experiência que alterou a minha percepção do mundo de trabalho”, explicou. Concluído o estágio, Tânia escolheu uma licenciatura na área do ambiente, tendo entrado definitivamente na empresa pouco tempo depois.
De acordo com o Diário Económico, a Repsol tem estágios profissionais e curriculares, estágios em parceria com o IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional) e um protocolo com a Liga Portuguesa dos Deficientes Motores (LPDM).
Em 2009 estagiaram na empresa 59 jovens, dos quais 49 foram alunos do Curso de Técnicos de Operação de Unidades Industriais, promovidos pela Repsol em parceria com o IEFP. Até Setembro de 2010, a Repsol acolheu 22 estagiários.