Resulima, Ambisousa e Resistrela são os sistemas de gestão de resíduos urbanos que mais cresceram na recolha de embalagens de cartão para alimentos líquidos em 2022



A Tetra Pak, em parceria com a Sociedade Ponto Verde, anunciou os resultados do concurso “Melhor Desempenho, Mais Reciclagem”, uma iniciativa que premeia os três Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos (SGRU) que registaram o maior aumento percentual de embalagens de cartão para alimentos líquidos (ECAL) retomadas, em 2022, face ao valores registados em 2021. Nesta segunda edição da iniciativa, os SGRU’s vencedores são a Resulima, Ambisousa e Resistrela, revelou em comunicado.

Segundo a mesma fonte, a iniciativa “viu o objetivo de incentivo à reciclagem dar frutos, tendo em conta a adesão da comunidade, o que resultou num aumento da quantidade de embalagens de cartão para alimentos líquidos recicladas em 2022, elevando a percentagem nacional para 38%”. O SGRU que obteve melhores resultados foi a Resulima, que se destacou com um aumento de 64% de embalagens de cartão para alimentos líquidos retomadas. Destacam-se também, a Ambisousa e a Resistrela, com aumentos de 29% e 19%, respetivamente.

“Relembramos que esta iniciativa pretendia também premiar toda a comunidade que contribuiu para alcançar este feito, através da escolha de uma organização de caráter social para entrega do prémio”, sublinha o comunicado.

Ingrid Falcão, responsável pela área de sustentabilidade na Tetra Pak Ibéria, afirma: “Este concurso, além de reconhecer os sistemas de gestão de resíduos urbanos que maiores crescimentos obtiveram em 2022, distingue também toda as pessoas que contribuíram para a vitória destes ao colocarem as suas embalagens de leite e sumo no ecoponto amarelo.  Espero que continuemos a verificar, cada vez mais, este hábito sustentável nos portugueses e que consigamos obter valores ainda melhores em 2023.”

Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde (SPV), afirma: “O concurso “Melhor Desempenho, Mais Reciclagem” é mais uma iniciativa que reforça o trabalho que a Sociedade Ponto Verde desenvolve com os seus parceiros para promover a recolha de recicláveis em Portugal. E comprova o que defendemos: que o envolvimento e a colaboração de todos, recorrendo também a incentivos, são fundamentais para que se consigam aumentar as quantidades recolhidas e que são encaminhadas para reciclagem. É, por isso, determinante que todos estejam unidos neste desígnio que é nacional e que, neste caso, junta a causa ambiental à causa social.”





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...