Ribeiro Telles faz de guia na última visita à exposição sobre Plano Verde de Lisboa



O arquitecto paisagista Gonçalo Ribeiro Telles, o mentor do Plano Verde de Lisboa e um dos nomes mais importantes das últimas décadas, em Portugal, no activismo ambiental, vai fazer de guia naquela que será a última visita à exposição “Plano Verde – Estrutura Ecológica Municipal”.

A vista está prevista para dia 12 de Novembro, sexta-feira, pelas 18h, no mercado de Santa Clara. A participação é gratuita mas requer inscrição em martapeixinho@lisboaenova.org.

Recorde-se que esta exposição foi inaugurada no final de Setembro pelo presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, que entregou nessa altura a Gonçalo Ribeiro Telles a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro.

A exposição divulga o conjunto dos princípios em que assenta o plano verde como “peça fundamental de planeamento urbanístico” e a implicação da “estrutura ecológica urbana no planeamento da cidade”, nas palavras do próprio Ribeiro Telles.

“Não há cidade sem campo”, explicou na altura Gonçalo Ribeiro Telles à Lusa, destacando a importância “de os políticos, de as pessoas responsáveis e de as pessoas urbanas” em compreenderem a dependência que as cidades têm do mundo rural.

A estrutura da exposição inclui uma introdução ao planeamento de Lisboa, lustrada com desenhos do próprio Ribeiro Telles, e a apresentação da estrutura ecológica municipal, figura básica do Plano Verde.

Paralelamente, a exposição dá conta dos aspectos do plano já realizados ou em projecto e a exploração das suas implicações na biodiversidade e protecção ambiental.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...