Sonae Sierra e Sonae Capital investem na cogeração para o Centro Colombo
A Sonae Sierra celebrou um acordo com a Sonae Capital para o investimento e gestão de uma nova central de cogeração no Centro Colombo, o que permitirá o aumento da eficiência energética e a redução das emissões de gases com efeito de estufa.
Segundo explica hoje o Hiper Super, a actual central de cogeração a fuel será substituída por uma central de alta eficiência energética que utilizará gás natural. A mudança vai permitir à Sonae Sierra reduzir as emissões de CO2 em cerca de 25% ao ano, quando comparado com a central actual.
“Este é, actualmente, um dos sistemas mais eficientes de produção de electricidade a partir de qualquer combustível”, explicou a Sonae Sierra, citada pelo Hiper Super.
A par da redução das emissões de gases com efeito de estufa, a parceria vai permitir ainda à Sonae Sierra produzir energia eléctrica e térmica, recorrendo a tecnologia mais eco-eficiente e que será utilizada para auto-consumo e para venda a terceiros.
A co-geração permite racionalizar eficazmente o consumo dos combustíveis necessários à produção de energia útil, assegurando um aproveitamento elevado da energia primária e possibilitando o cumprimento integral das políticas energéticas comunitárias e nacionais.