Tempo e clima: qual a diferença?

É normal no Inverno, quando as temperaturas estão naturalmente mais baixas, ouvir-se a seguinte expressão: “Aquecimento global? Parece mais arrefecimento global”. Embora seja uma expressão prosaica, revela a confusão entre os conceitos de clima e tempo.

O tempo refere-se ao estado da atmosfera num determinado espaço de tempo, quer sejam semanas ou meses. Temperatura, humidade, precipitação, nuvens e outros factores atmosféricos determinam o tempo de um determinado período.

O clima relaciona-se com as médias do tempo registado para determinado local durante um período de cários anos. Habitualmente, os climatólogos utilizam intervalos de 30 anos para definir o clima de uma região, refere o Discovery News.

Por exemplo, céu limpo, sol e 30 graus Celsius poderá ser a descrição meteorológica (tempo) para hoje em Lisboa. Mas céu nublado, com probabilidade de precipitação e temperaturas a rondar os 20 graus Celsius é outra descrição meteorológica. Trata-se de alterações no estado do tempo e não do clima.

Na Europa, o tempo varia de dia para dia, ou até mesmo de hora para hora. Contudo, em média, as temperaturas superficiais têm aumentado nas últimas décadas. Em outros locais, como nas regiões polares, o aumento das temperaturas foi mais acentuado. A alteração gradual dos padrões médios de tempo acaba por definir as alterações climáticas. O clima da Terra altera-se naturalmente, é por isso que já não vivemos em idades do gelo.

No entanto, certas actividades humanas podem influenciar o clima. A combustão de combustíveis fósseis liberta dióxido de carbono. O gado doméstico liberta metano através das duas flatulências, assim como as térmitas que devoram os restos de madeira deixados pelos madeireiros.

O metano e o dióxido de carbono podem mudar o clima. Estes gases permitem que a luz solar atravesse a atmosfera terrestre (o que permite a nossa sobrevivência). Contudo, quando em quantidades elevadas, estes gases aprisionam os raios solares, impedindo que eles sejam reflectidos, o que aumenta a temperatura do planeta. Este processo é definido como efeito estufa.

Foto:  Anne Worner / Creative Commons

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php