Universidade austríaca oferece carregamento gratuito a bicicletas eléctricas
A Energie Graz, na Áustria, ofereceu um posto de carregamento gratuito à Universidade de Graz, para os estudantes ou funcionários académicos que usam bicicletas eléctricas. O local está equipado com cacifos, para que cada utilizador possa ir para as aulas ou para o trabalho sem ter que preocupar-se com a segurança da sua bateria.
Dos 27 mil estudantes no campus austríaco, 85% vão para as aulas num transporte alternativo, que não o automóvel, sendo que as bicicletas eléctricas são uma das escolhas mais populares. Na próxima década, crê-se que o número de “e-bicicletas” aumente exponencialmente, de 2.750 para 400 mil unidades. Por esse motivo, este tipo de meio de transporte tem sido reconhecido e premiado de diversas formas, assim como os carros eléctricos e os veículos híbridos.
A Energie Graz está a planear, inclusivamente, levar a iniciativa até aos hotéis, centros comerciais e parques de estacionamento da localidade, inclusivamente os parques empresariais, adianta o Spring Wise.
Recentemente, depois de uma das filiais norte-americanas do McDonald’s ter oferecido reabastecimento gratuito a veículos eléctricos, no seu parque de estacionamento, o Charles Hotel, em Cambridge, no Estado de Massachussets, nos EUA, levou a ideia mais longe e, além de carregamento gratuito, oferece uma série de outros benefícios aos clientes que optarem por um meio de transporte mais “verde”.
Em parceria com a Propark America, o hotel usa, no seu parque de estacionamento, a tecnologia patenteada NanoMAX, que mede os veículos, atribuindo-lhes uma taxa diferenciada. Assim, os automóveis mais pequenos e mais amigos do ambiente, acabam por pagar um valor menor e têm à sua espera lugares especiais, pintados com cores energéticas e iluminados com lâmpadas eficientes.