Veículos eléctricos terão autonomia de 800 kms em 2020



Dentro de dez anos, em 2020, os automóveis eléctricos poderão ter até 800 quilómetros de autonomia, segundo as previsões de Martin Eberhard, um dos co-fundadores da Tesla Motors e agora director do Electronic Research Laboratory da Volkswagen.

Recorde-se que actualmente o Testa Roadster lidera o tempo de autonomia das baterias, podendo andar até 400 quilómetros com apenas uma carga. Outros carros eléctricos previstos para breve (Nissan LEAF, Ford Focus ou Mitsubishi i MiEV), por outro lado, deverão andar “apenas” 160 quilómetros com uma bateria.

De acordo com Eberhard, quando os carros eléctricos conseguirem andar até 800 quilómetros com a mesma carga a tecnologia deixará de ser desenvolvida com a mesma velocidade. “Até que ponto precisamos de conduzir mais do que 800 quilómetros por dia?”, pergunta o responsável, citado pelo TreeHugger.

É claro que estes cálculos poderão sempre ser revistos… em alta. À medida que mais e mais veículos eléctricos são desenvolvidos e comprados pelos condutores, as economias de escala deverão ajudar os preços destes automóveis a descer e, de alguma forma, torná-los em veículos de massas.

Pode ser que, nessa altura e com mais dinheiro em caixa, o investimento das marcas na autonomia das baterias seja maior.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...