WCEF 2025 destaca soluções brasileiras de economia circular de eletrónicos

A Circular Brain, empresa pioneira na implantação de uma plataforma que profissionalizou o mercado de reciclagem de eletrónicos e facilitou o fomento da economia circular no Brasil, teve dois dos seus projetos selecionados para a “sessão aceleração” da programação do Fórum Mundial de Economia Circular, maior evento do mundo nesse segmento, e que acontece em São Paulo entre os dias 13 e 16 de maio, no Parque Ibirapuera.
Os selecionados são, a Campanha “RN+Limpo”, que arrecadou no Rio Grande do Norte mais de 150 toneladas de eletroeletrónicos e o segundo é o “Sustentare”, projeto criado para o Rio Grande do Sul, que consegue através da reciclagem de eletrónicos, levar dignidade e esperança para apenados das cadeias públicas do estado. “Nosso trabalho tem alcançado parcerias sólidas e dado resultados igualmente importantes para uma transformação real da sociedade”, diz Marcus Oliveira, CEO da Circular Brain.
Os projetos implementados pela Circular Brain e selecionados para o fórum estão ligados a temas estratégicos da economia circular. O primeiro painel vai abordar as “Campanhas ambientais, mobilização e parcerias público-privadas”, será apresentado no dia 15 de maio, das 15h às 16h, no formato online. “Quando temos o real interesse do poder público em mobilizar a população e impulsionar as campanhas ambientais que criamos, os resultados são muito mais expressivos”, explica Livia Santarelli, Gerente de Marketing da CB.
Para o primeiro tema, “Campanhas Ambientais Engajamento, Mobilização e Parcerias Público-Privadas”, a Circular Brain apresenta duas campanhas, a primeira chamada “RN mais Limpo”, realizada no Rio Grande do Norte, em parceria com o governo estadual, IDEMA, CAERN, IGARN, SEMARH, SEEC, SEDEC e Natal Reciclagem e que já arrecadou mais de 150 mil toneladas de resíduos eletroeletrônicos, além de criar soluções para os plásticos que são encontrados nos eletrónicos que precisam de destino correto.
A segunda, “Sustentare”, que acontece no Rio Grande do Sul, também em parceria com o governo estadual e a JG Reciclagem, que além de estimular e facilitar o descarte correto de eletrônicos para a população, ainda oferece oportunidade social para apenados, uma vez que todo processo de desmonte é realizado em parceria com a penitenciária masculina e feminina de Porto Alegre. Os apenados recebem certificação e treinamento, além de uma remuneração de 75% do salário mínimo nacional que são destinados para os familiares. “Essa parceria foi fundamental para que pudéssemos ampliar a ressocialização dos apenados para dois presídios tanto feminino e masculino” Joelson Gonçalves Orrigo, sócio administrador da JG Recicla, responsável pelo projeto.
O segundo painel está marcado também para o dia 15 de maio, na modalidade online das 16h30 às 18h e vai abordar os processos criados pela Circular Brain para promover a rastreabilidade de todos os equipamentos eletrônicos, desde o descarte até o retorno para as indústrias. Com o tema “Rastreabilidade 360: Conectando a cadeira de reciclagem de eletrônicos para um futuro circular”, o painel visa mostrar como a transparência tem papel fundamental para incentivar novas soluções de circularidade.
“Antes, esse era um mercado com pouca transparência, por isso, criamos uma plataforma, chamada Plataforma Circulare, que possibilita acompanhar toda a trajetória dos eletrônicos. Essa transparência tem chamado a atenção do mercado para o nosso trabalho e tem moldado uma nova forma de economia circular”, explica Marcus Oliveira.
O painel terá a participação do Fernando Bernardes, diretor de operações da Central de Custódia de Logística Reversa de Embalagens, empresa responsável por validar os resultados da logística reversa, junto com a Receita Federal e Ministério do Meio Ambiente, analisando notas fiscais emitidas e dados de sistemas como o da Circulare contribuindo para que a Política de Logística Reversa implementada no Brasil em 2010 esteja em funcionamento.
As inscrições para a participação estão abertas, basta aceder o site https://wcef2025.com/programme/accelerator-sessions/ e escolher a opção dos paineis que serão apresentados no dia 15 de maio: “Campanhas Ambientais Engajamento, Mobilização e Parcerias Público-Privadas” às 15h e “Rastreabilidade 360: Conectando a cadeira de reciclagem de eletrônicos para um futuro circular” às 16h30, preencher os dados para receber o acesso pelo o e-mail.