“Brigada do Amarelo” já arrancou para três mil crianças
A “Brigada do Amarelo” já arrancou para mais de três mil crianças de 13 escolas básicas do concelho de Vila Franca de Xira, que serão incentivadas a recolher a maior quantidade possível de embalagens e, posteriormente, aproveitar os resíduos para fazerem materiais que utilizam no quotidiano.
De forma a “apimentar um pouco a competição”, existe um ranking de recolha e, no final, haverá um prémio simbólico, no valor de 300 euros, para a escola que conseguir arrecadar maior peso de embalagens “per capita”. Assim, “não há injustiças em relação às escolas mais pequenas, porque as escolas pequeninas, pelo facto de terem menos alunos, não quer dizer que não tenham um bom rácio de execução”, explicou o vereador do Ambiente, Fernando Paulo Ferreira.
Este é o segundo ano em que o projecto é realizado, sendo que, no ano passado, a “Brigada do Amarelo” recolheu cinco toneladas de embalagens. O objectivo da iniciativa é revelar às crianças do pré-escolar e do 1º ciclo os valores da reciclagem e da protecção ambiental. “Eles próprios, junto das famílias, são mais um elemento que ajuda a promover estes hábitos de trabalhar os nossos resíduos”, afirmou a presidente do Agrupamento de Escolas de Alhandra, João dos Montes e Sobralinho, Isabel Espezinha, em declarações à Rádio Renascença.
O projecto é uma parceria entre a autarquia e a empresa Valorsul, que explica que, por cada 100 toneladas de plástico reciclado, evita-se a extracção de uma tonelada de petróleo. O produto que resulta da reciclagem dos ecopontos amarelos pode ser utilizado no fabrico de vários outros produtos, como garrafas, frascos, baldes, cabides, vassouras e até painéis para a construção civil.
O Projecto de Recolha Selectiva de Embalagens nas Escolas (PRSEE) visa promover o incremento da separação selectiva de embalagens de plástico, metal e pacotes de bebida nas unidades de ensino, num projecto que conta com o apoio da Valorsul. O projecto destina-se aos alunos das escolas do primeiro ao terceiro ciclo do Ensino Básico.