11 dicas para utilizar os restos de comida

Na sequência deste artigo que publicámos em Abril, hoje vamos revelar-lhe 11 dicas para utilizar cascas de alimentos e outros resíduos gastronómicos. Todas as dicas foram tiradas daqui.

Todos os dias deitamos fora cascas de banana, arroz que já não está comestível, restos de maçãs ou limões meio estragados. No entanto, muitos destes alimentos fora de prazo podem ter uma segunda função. Ora veja.

Cascas de maçã

As cascas de maçã são um importante produto de limpeza. O seu ácido pode ser utilizado para remover nódoas e descoloração do alumínio dos tachos e panelas. Para tal, basta encher o tacho com água e cascas de maçã e esperar 30 minutos. Será que funciona?

Limão

Se é dos que se esquece de metades de limão no frigorífico, então saiba que pode reaproveitá-las para tirar nódoas de molho. Do seu fogão, por exemplo.

Batatas

Poucos sabem, mas as batatas podem ser utilizadas para tirar nódoas de lama da sua roupa. Para remover a nódoa, raspe-a com uma batata antes de colocar a peça de roupa na máquina (mas não use uma batata perfeitamente comestível no processo, não se esqueça).

Casca de banana

Este é um clássico. A casca de banana é um excelente engraxador. A parte de dentro da casca, para sermos mais exactos.

Casca de laranja

Para além de outras funções culinárias, a casca de laranja pode ser utilizada para dar um gosto especial ao chá preto. Fica a sugestão.

Borra de café

Sabia que a borra de café é um fantástico fertilizante? É sim senhor. As plantas precisam de nitrogénio e minerais presentes nas borras de café, mas não se esqueça de secar a borra antes de a utilizar. Pode também utilizar cascas de ovo ou de banana neste processo.

Casca de limão

Não queremos que substitua a sua ida periódica ao dentista, mas a casca de limão faz maravilhas no branqueamento dentário. Basta cortar um pedaço da casca e colocá-la nos dentes durante quinze minutos. Depois, passe os dentes por água. Não se esqueça desta última parte, porque o ácido cítrico do limão não é para brincadeiras.

Caroços da maçã

Utilize os caroços de maçã para fazer gelatina. Saiba como aqui.

Casca de batata

Como já deve saber, as cascas de batata são excelentes snacks. Frite-as e coloque-lhes um pouco de sal e paprica.

Casca de pepino

As cascas de pepino são grandes cremes para a pele. Coloque-as no seu banho e as propriedades do pepino irão trabalhar as peles secas e irritadas.

Restos de arroz

Em vez de deitar fora aqueles restos de arroz com vários dias, dê-os aos pássaros.

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php