12 felinos em perigo de extinção (com FOTOS)



A 17 de Maio assinalou-se o Dia de Espécies Ameaçadas. O dia já passou, mas essa memória leva-nos a dar-lhe a conhecer alguns dos mais deslumbrantes felinos que enfrentam o risco de extinção, seja por perda de habitat ou por acção da caça furtiva.

Clique também nas fotos, abaixo, para ver de que animal estamos a falar.

Leopardo-das-neves

Este felino vive nos habitats incrivelmente frios e montanhosos da Ásia Central e raramente consegue ser visto em estado selvagem – porque se confunde com o cenário e porque existem muito poucos espécimes. Estima-se que existam apenas entre 4.000 a 6.500 indivíduos.

Gato pescador

Este animal revela que nem todos os felinos odeiam água. Ele vive ao longo de rios na Ásia, na Índia, no Nepal, no Bangladesh e no Sri Lanka. É um bom nadador e depende de zonas húmidas para se alimentar.

Lince ibérico

O nosso conhecido lince ibérico é uma das espécies de felinos mais ameaçadas do mundo, contando com apenas cerca de 309 indivíduos a viverem em estado selvagem. São nativos da Península Ibérica, excelentes caçadores de coelhos. É ilegal caçá-los e o seu habitat é reserva protegida.

Gato de cabeça achatada

Esta espécie representa um dos felinos mais pequenos do mundo e é muito pouco conhecida. É originária do Bornéu, de Sumatra e da Península Thai-Malay. Existem menos de 2.500 indivíduos em estado selvagem. Este gato vive em zonas húmidas e é um óptimo pescador.

Gato vermelho do Bornéu

Este animal pode desaparecer do planeta antes mesmo de sabermos alguma coisa sobre ele – não é uma espécie muito estudada e os investigadores sabem muito pouco sobre ele. Este gato só pode ser encontrado no Bornéu. Apenas existem cerca de 2.500 espécimes.

Tigre

Os tigres são, talvez, os felinos mais emblemáticos do mundo, a par dos leões africanos. No entanto, apesar da admiração e do medo que inspiram, estão a desaparecer a um ritmo veloz. Existem seis subespécies de tigre, algumas mais ameaçadas do que outras. Mas o tigre, como espécie, enfrenta perigo em toda a parte. Actualmente, as populações em cativeiro das várias subespécies ultrapassam as populações selvagens.

Gato andino

Este pequeno gato das montanhas é semelhante, em termos de habitat e aparência, ao leopardo-das-neves, versão miniatura. Mas, ao contrário do grande, há muito poucos esforços de financiamento pela conservação deste animal. Existem menos de 2.500 espécimes no mundo.

Leopardo nubloso

Este leopardo foi recentemente declarado extinto no Taiwan, a sua terra natal. Felizmente, a espécie ainda existe noutras áreas do sudeste da Ásia, embora os números totais sejam inferiores a 10 mil indivíduos.

Leão africano

É verdade, o rei da selva faz parte dos felinos ameaçados de extinção. A maioria dos leões é encontrada no leste e sul de África, com as populações em declínio. Nas duas últimas décadas perderam-se entre 30% a 50% dos leões, existindo agora apenas cerca de 47 mil a viver em estado selvagem.

Gato-marmoreado

Este gato é nativo do sul e sudeste da Ásia. É do tamanho de um gato doméstico e vive em árvores, onde caça pássaros, esquilos e répteis. É considerado uma versão em miniatura do leopardo nebuloso. Existem menos de 10 mil espécimes no mundo.

Gato-de-patas-negras

Trata-se do mais pequeno felino africano, natural na zona oeste de África. São animais noctívagos, que se escondem com o mínimo de perturbação, pelo que raramente são vistos. Eles não sobem às árvores – optam por escavar tocas. Apesar do tamanho, são conhecidos por serem extremamente ferozes quando se sentem ameaçados.

Chita

É o animal terrestre mais rápido do mundo. No passado, podia ser encontrado em toda a África e Médio Oriente, mas agora existe apenas numa pequena parte do Irão e em áreas fragmentadas de África. Apenas cerca de 12.400 chitas permanecem em estado selvagem em 25 países africanos.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...