19 metrópoles empenhadas numa política de carbono zero
Se é verdade que ainda temos muito por fazer no que toca à diminuição da quantidade de CO2 que emitimos para a atmosfera, também é verdade que há muitas notícias positivas a acontecer neste domínio.
Uma delas é o facto de 19 grandes metrópoles mundiais terem assinado o Net-Zero Carbon Buildings Declaration, um documento onde se comprometem a cortar a emissão de gases com efeito de estufa. A forma para o fazer é certificando-se que todos os novos edifícios contruídos não emitem qualquer CO2 até 2030.
Esta declaração foi assinada pelos presidentes de câmara das cidades de Copenhaga, Estocolmo, Joanesburgo, Londres, Los Angeles, Montreal, Newburyport, Nova Iorque, Paris, Portland, Santa Mónica, São Francisco, São José, Sidney, Tóquio, Toronto, Tshwane, Vancouver e Washington DC.
Segundo a declaração, os edifícios Net-Zero usam energia de forma muito eficiente e dependem de fontes de energia renováveis. Tendo em conta que os edifícios são responsáveis, em média, por pelo menos metade das emissões de CO2 de uma cidade, este é um passo importantíssimo. Em cidades como Londres, Paris ou Los Angeles, os edifícios são responsáveis por 70% das emissões destas cidades.