Crocodilo-de-água-salgada tem a mordida mais forte do reino animal

Um estudo realizado por investigadores da Universidade da Flórida, dos Estados Unidos, em 23 espécies de crocodilos vivos comprovou que a dentada destes répteis é a mais forte do reino animal. Os resultados foram publicados num artigo científico da revista “PLoS ONE”. Segundo os autores do estudo, a força da dentada foi medida, juntamente com a pressão dos dentes, em exemplares adultos maduros.

A mordida mais forte é a do crocodilo-de-água-salgada (Crocodylus porosus), que gerou a pressão de 1,6 toneladas. O crocodilo-de-água-salgada é o maior réptil vivo da Terra, com espécimes que atingem sete metros e excedem uma tonelada. Estas dimensões, juntamente com sua capacidade de nadar e sua ferocidade, fazem dele um superpredador para todos os tipos de animais, incluindo seres humanos.

A sua pele apresenta uma tonalidade variável em diferentes estágios de desenvolvimento: é amarelada ou esverdeada durante seu crescimento e se torna cinza escuro na maturidade. Ao contrário de outros crocodilos, a cabeça atinge um volume de grandes dimensões e têm uma mandíbula com 64 a 68 dentes. Como uma característica distintiva, destacam-se algumas saliências ósseas que se estendem desde os olhos até o focinho e são conhecidas como ‘cristas’.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...