Oceano no centro da programação do MAAT nos meses de junho e julho



O Oceano e a relação que o ser humano tem com o mundo marinho vão ser os temas centrais da programação do MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, no decorrer destes meses de junho e julho. A programação decorre no âmbito da exposição “Aquaria – Ou a Ilusão de um Mar Fechado” com a curadoria de Angela Rui.

Ao longo das próximas semanas o museu vai disponibilizar uma série de atividades e programas para diferentes públicos e faixas etárias, abrangendo várias áreas do pensamento. Workshops, conversas, simpósios, screenings e oficinas para crianças, são algumas das propostas do museu.

Entre as parcerias estabelecidas pelo maat no decorrer dos programas estão a TBA21-Academy, a Design Academy Eindhoven e o Oceanário de Lisboa.

Nos passados dias 5 e 6 de junho foi já possível participar no “Orelhas de peixe”, no qual a escritora Filipa Ramos propôs vários eventos ligados a atividades de escuta subaquática, nomeadamente, conversas com um biólogo marinho e um veterinário, e uma sessão de escuta com o artista Nuno da Luz.

Segue-se ainda a seguinte programação:

18 de junho: Pedagogies of the sea – Uma conversa-performance com alunos do programa do 1º ano do Mestrado em Geo-Design, da Design Academy Eindhoven, que aborda o Oceano a partir de uma perspetiva ontológica.

19 de junho: Desvio guiado – Workshop com o studio òbelo em que os participantes são convidados a elaborar e a trocar textos, envolvendo-se na produção de novas narrativas aquáticas.

26 de junho: Aquários — Uma janela para a conservação do mundo marinho – Visita à exposição Aquaria – Ou a Ilusão de um Mar Fechado orientada por um biólogo marinho do Oceanário de Lisboa.

26 de junho: Fósseis do futuro – Oficina de crianças para urgência climática – Vão andar milhões de anos para a frente e analisar os vestígios de uma espécie invasora que viveu no “Plastocénico”, a Época do plástico (que é a Época em que nos encontramos agora). Com barro e gesso irão criar fósseis de Plasticus maritimus e descobrir mais sobre esta espécie. Uma parceria maat e Novo Verde/ERP Portugal.

1 da 4 de julho: Arquitetura do Mar FechadoArquitetura do Mar Fechado: Entre o Aquário e a Área Marítima Protegida é um programa público desenvolvido em parceria com a TBA21-Academy que explora a ressonância arquitetural, geopolítica e histórica de duas técnicas espaciais de conhecimento e governação da vida marinha na era moderna.

6 e 7 de julho: Aquários – Construir um mundo marinho – Workshop para jovens profissionais das áreas de biologia, design, arquitetura e engenharia, onde os participantes irão mergulhar num trabalho intenso e estabelecer um diálogo próximo com os especialistas que estão nos bastidores do Oceanário – a construção do edifício e as especificidades do seu funcionamento, os cuidados e rotinas para garantir o bem-estar das espécies. Uma programação maat x Oceanário de Lisboa.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...