Renature Monchique: “Ver a Serra de Monchique arder uma vez mais, é uma enorme tristeza”, diz Miguel Jerónimo



O Renature Monchique, projeto criado em 2019 pelo GEOTA – Grupo de Estudos do Ordenamento de Território e Ambiente, continua o processo de restauro de parte dos habitats da Rede Natura 2000 afetados pelo incêndio que desflorestou a Serra de Monchique em 2018.

Agora, face ao incêndio que se alastrou na região no passado fim-de-semana, a equipa anuncia que a “Serra de Monchique renascerá, uma vez mais” e reforça o seu apoio à comunidade. Prossegue assim com o objetivo delineado em 2019, de apoiar a comunidade a recuperar e de mitigar os impactos futuros das alterações climáticas.

“A Serra de Monchique foi afetada pelo maior incêndio florestal da Europa em 2018, queimando quase 28.000 hectares, o que afetou não apenas a comunidade local, mas também os habitats naturais e espécies desta área. Impulsionados pelas alterações climáticas e pelo impacto do homem ao longo dos anos, estes incêndios tornaram-se extremamente destrutivos, tornando-se necessário agir para travar este flagelo. Ver a Serra de Monchique arder uma vez mais, é uma enorme tristeza. No entanto, ficar parado não foi, em 2019, nem deve ser uma opção, face aos recentes acontecimentos”, explica Miguel Jerónimo, coordenador do projeto Renature Monchique.

Até ao momento, foram plantadas 137 mil árvores autóctones, entre elas o carvalho-de-Monchique, o sobreiro, o castanheiro, e apoiados cerca 41 proprietários e as suas famílias. Espera-se que, até abril de 2022, se atinja a meta de 200 mil árvores plantadas e que, no futuro, as árvores plantadas permitam poupar a emissão de 1200 toneladas de carbono por ano.

“O projeto Renature Monchique tem-se desenvolvido através de uma estreita colaboração com os proprietários dos terrenos, sendo a tomada de decisão sobre a intervenção ecológica resultado de um entendimento entre a gestão do projeto e os proprietários. Uma equipa profissional do Renature Monchique assegura ainda a preparação e plantação no terreno sem custos para os mesmos, realizando ainda ações de capacitação, educação ambiental e voluntariado, dirigidas à comunidade”, acrescenta Miguel Jerónimo.

O Renature Monchique resulta de uma parceria entre o GEOTA, a Ryanair, a Região de Turismo do Algarve, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e o Município de Monchique. Para assinalar os dois anos da iniciativa, foi inaugurada a exposição “Renature Monchique – restauro ecológico na Serra de Monchique”, na Galeria de Santo António, em Monchique, que estará aberta ao público até ao dia 22 de agosto, de quarta a domingo, entre as 10 e as 17 horas.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...