Carregadores produzidos em Portugal contribuem para a transição energética dos transportes em Zurique

A equipa da fábrica de carregadores para veículos elétricos da Siemens, localizada em Corroios, no Seixal, vai produzir 45 unidades de carregamento para autocarros elétricos que vão rumar à cidade de Zurique, na Suíça.

Este projeto faz parte de um contrato assinado com a Autoridade de Transportes Públicos de Zurique (VBZ) para o fornecimento, instalação e comissionamento destes equipamentos, que serão instalados no terminal de autocarros de Hardau. A instalação deverá entrar em funcionamento no início de 2022.

A cidade de Zurique estabeleceu a meta de alcançar, até 2040, as zero emissões diretas de gases com efeito de estufa (GEE) na sua área metropolitana. O plano prevê, até 2030, uma redução de pelo menos 50% dos níveis registados em 1990.

O terminal de autocarros vai ser equipado com 45 estações de carregamento Sicharge UC, das quais 30 terão uma capacidade de carregamento de 100 kilowatts (kW) e 15 uma capacidade de 150 kW. Os veículos serão carregados por cabos e conectores (padrão CCS), principalmente durante a paragem noturna. Esta instalação tem a particularidade de ter os cabos de carga suspensos no teto, deixando os acessos livres e facilitando a entrada e a saída de veículos.

Este não é o primeiro projeto na Suiça para o qual a fábrica vai contribuir, no âmbito das infraestruturas de carregamento para autocarros elétricos. A Siemens tem ainda em mão um projeto que inclui o fornecimento de unidades de carregamento rápido para 3 estações terminais, bem como a infraestrutura de carregamento para o terminal de autocarros de Eigerplatz, em Berna.

Notícias relacionadas

Comentários estão fechados.