Rede Nacional Alimentar Cidades Sustentáveis lança novo website para partilhar conhecimento



No âmbito do Dia Mundial da Alimentação, que se celebra hoje, foi anunciado o lançamento do website “Alimentar Cidades Sustentáveis” que dará visibilidade ao conhecimento da Rede Nacional Alimentar Cidades Sustentáveis, um coletivo de atores implicados na sustentabilidade dos sistemas alimentares em Portugal, que reúne mais de 400 membros.

A Rede Alimentar Cidades Sustentáveis

Fundada no Verão de 2018, a rede nacional Alimentar Cidades Sustentáveis reúne hoje mais de 400 membros do sistema alimentar nacional, investigadores, técnicos, dirigentes autárquicos, agricultores, consumidores e outros profissionais e interessados na área. O principal objetivo da Rede é a partilha de informação sobre as diferentes temáticas dos sistemas alimentares dando prioridade ao contexto português e aos conteúdos em português. A Rede materializa-se num “google-group”, onde é feita a partilha de informação e eventos, de forma individual e voluntária. Para além desta partilha, são desenvolvidas pontualmente atividades e projetos entre as quais, o ebook – Alimentar Boas Práticas: da Produção ao Consumo Sustentável 2020 e debates mensais online.

É preciso colaborar para tornar os Sistemas Alimentares mais sustentáveis

A rede nacional Alimentar Cidades Sustentáveis veio colmatar uma lacuna existente i.e., a falta de visibilidade das iniciativas existentes em Portugal e o reduzido intercâmbio de conhecimento entre os diferentes atores da cadeia alimentar nacional. Segundo Cecília Delgado, cofundadora da rede, “urge levantar o véu sobre os múltiplos pontos de entrada da alimentação que se evidenciam nas consequências sociais, económicas e ambientais de dependência dos sistemas alimentares globais em detrimento do investimento do estado no fortalecimento dos sistemas alimentares locais”. Para o fazer, é necessário ligar todos os atores e setores do sistema alimentar em Portugal e construir conhecimento coletivo — é esta a missão da rede nacional Alimentar Cidades Sustentáveis.

Lançamento do site da Rede Nacional Alimentar Cidades Sustentáveis

No âmbito do Dia Mundial da Alimentação, a Rede Alimentar Cidades Sustentáveis  um passo importante para a visibilidade e partilha de conhecimento fundamentado e plural no âmbito dos Sistemas Alimentares em Portugal através do lançamento do seu site. Trata-se de um site informativo e educativo, que resulta de um trabalho colaborativo da rede nacional Alimentar Cidades Sustentáveis.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...