Projeto da Efacec inova na proteção, controlo e monitorização de redes de média tensão



A Efacec está a liderar um projeto inovador que se baseia no desenvolvimento de uma plataforma para a subestação de distribuição digital do futuro, que permite o controlo, monitorização e proteção de redes elétricas de média tensão (MT) de forma centralizada. O projeto SCALE – Scalable Centralized Grid Protection, Automation and Control, é cofinanciado pela União Europeia, no âmbito do Portugal2020, e tem um investimento de 2 milhões de euros.

Esta solução é uma alternativa disruptiva face à geração anterior de produtos e soluções PAC hoje aplicada na indústria, com forte impacto no modelo de negócio. Além de uma arquitetura inovadora e de alto valor acrescentado através da integração de flexibilidade na rede de distribuição, esta tem também uma capacidade acrescida na adaptação a novos requisitos funcionais, relevantes à medida que evoluem as redes inteligentes e a integração das energias renováveis/ DER (Distributed Energy Resources).

Ana Cristina Aleixo, gestora de projeto da Efacec, explica que  “A Efacec tem vindo a desenvolver e a investir desde 2018 em soluções inovadoras de automação para subestações no mercado internacional, potenciando a evolução do conceito tradicional de proteção e controlo para soluções totalmente digitais das subestações, digitalização do station-bus e process-bus, gestão de ativos e cibersegurança”.

O projeto é desenvolvido pelo consórcio constituído pela ARMIS, INESC TEC e IT Aveiro, contando ainda a participação da E-REDES (ex. EDP Distribuição) do INESC-ID. A data de conclusão prevista é o primeiro semestre de 2023.

Pode saber mais no site.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...