Zero Cups, as embalagens inteligentes que vão revolucionar o granel



Estão a chegar os Zero Cups – Smart Bulk System, embalagens inteligentes que prometem acabar com as embalagens de utilização única e revolucionar o granel. O novo conceito surgiu através da The Loop Co., startup portuguesa que coloca a tecnologia ao serviço da sustentabilidade, e da Loja do Zero.

Estes recipientes funcionam através de um sistema digital e robotizado, tendo a capacidade de armazenar toda a informação sobre o produto, desde a data de validade, a sua origem e a quantidade de vezes que o Zero Cup foi reutilizado.

Os Zero Cups vão estar pela primeira vez em ação na Cidade do Zero, um evento dedicado à sustentabilidade, com palestras, workshops, mercado de trocas que se vai realizar nos dias 8, 9 e 10 de julho, no Pavilhão do Conhecimento. No espaço dedicado à inovação, será possível experimentar os três módulos da solução; na Estação 1, estará o módulo de e-commerce de granel e despensa digital, onde o cliente, aproximando o telefone, pode ver todas as informações do produto; na Estação 2 estará a operação automatizada – Dispensadores robotizados que leem o Cup e o enchem automaticamente com a quantidade exata; já na Estação 3, estará a entrega dos Cups IoT, que lê os Cups automaticamente e entrega os créditos ao cliente.

“Já estamos a ouvir que o plástico de uso único é um problema há muito tempo e sempre acreditámos que a tecnologia podia fazer a diferença. Os Zero Cups provam isso mesmo, pois com tecnologia conseguimos criar um ecossistema de embalagens totalmente circular que resolve o problema das operações a granel, tanto do lado dos consumidores como dos retalhistas”, explica Ricardo Morgado, cofundador da The Loop Co.. “Estamos entusiasmados por poder contribuir para a mudança necessária no futuro do granel e acreditamos que esta iniciativa fará a diferença.

O objetivo é implementar este sistema em retalhistas e marcas que pretendam ter operações de granel. O processo pode decorrer presencialmente em lojas físicas ou ser integrado num sistema de e-commerce pré-existente de cada retalhista. Após o consumo do produto, a embalagem pode ser entregue, onde será transportada para um armazém e passar por um processo de limpeza e tratamento para que possa depois ser reutilizada. Ao consumidor, é entregue um novo Zero Cup, que já finalizou esse processo de tratamento. Bastando ler o código desse Cup, o cliente tem acesso à sua despensa digital onde tem todas as informações sobre o Cup, o produto e o acesso a indicadores de impacte ambiental.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...