2ª Edição do IDE Insights & Boas Práticas debate inclusão e sustentabilidade nas empresas
No próximo dia 17 de outubro, o Auditório da UCCLA, em Lisboa, recebe a 2ª Edição do IDE Insights & Boas Práticas, um evento que conta com a Green Savers como media partner e que vai abordar temas cruciais para quem procura liderar a transformação social e empresarial.
Este encontro gratuito reunirá oradores influentes e empresas que estão a liderar a inclusão e a sustentabilidade, com especial destaque para as boas práticas de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) e foco no “S” do ESG (Environmental, Social, and Governance).
Uma vez que a Diversidade e a Inclusão já não são apenas metas éticas, mas fatores essenciais de competitividade e inovação, e de acordo com um estudo da McKinsey & Company, as empresas com equipas mais diversificadas têm um desempenho financeiro superior e são mais preparadas para enfrentar os desafios atuais. Ao promover a inclusão, estas empresas criam culturas organizacionais mais fortes, acelerando o compromisso dos colaboradores e impulsionando a inovação.
No IDE Insights & Boas Práticas, os participantes terão a oportunidade de explorar como essas práticas podem transformar o ambiente de trabalho e a sociedade em geral, debatendo temas de grande relevância para o futuro das organizações e das cidades, através de painéis de debate e boas práticas.
Elisangela Souza, Founder IDE Social Hub, sublinha, em comunicado, que “O futuro do trabalho em Portugal realmente depende da adoção de práticas inclusivas. Dados recentes apontam que empresas com maior diversidade são 35% mais propensas a ter retornos financeiros acima da média de suas indústrias, segundo um estudo da McKinsey. Além disso, a diversidade de género e étnica nas lideranças empresariais foi correlacionada a um desempenho superior, destacando o impacto positivo de culturas inclusivas.
Em Portugal, no entanto, os desafios ainda persistem: um relatório da Comissão para a Igualdade no Trabalho revela que as mulheres continuam a ganhar, em média, 14,4% menos que os homens em funções semelhantes. Além disso, imigrantes e profissionais 50+ enfrentam barreiras significativas de acesso ao mercado de trabalho.
Estes números mostram que práticas inclusivas não são apenas uma questão de justiça social, mas também de melhoria dos resultados empresariais e de inovação. Investir em inclusão é, portanto, uma estratégia essencial para o futuro competitivo e sustentável do trabalho em Portugal.”
Oradores já confirmados:
- Rita Távora, Responsável de Desenvolvimento de Talento na IKEA Portugal – vai dar a conhecer insights sobre como desenvolver uma cultura empresarial inclusiva e orientada para o talento.
- Adriana Carvalho, Head do Grupo de Engajamento do W20 – vai partilhar como práticas inclusivas podem gerar vantagem competitiva e transformar o futuro das organizações.
- Nathalie Ballan, CEO da Sair da Casca – referência em sustentabilidade empresarial e autora de vários estudos sobre Diversidade e Inclusão.
- Diogo Vieira da Silva, Impact Centers Officer, Innovation X Hub – Porto Business School partilhará a sua experiência na promoção dos Direitos Humanos das pessoas LGBTI+ e como a comunidade tem impacto na economia global e local.
- André Gerson, CEO do GCIMEDIA Group, que abordará o tema da Comunicação com Propósito nas empresas e o Leading With PRIDE, sublinhando a responsabilidade dos líderes em fazer com que as suas pessoas sintam a segurança de serem elas próprias.
- Ana Borges, da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género
- Cláudia Silva, Embaixadora em Portugal da Women in Tech Portugal (WIT)
Painéis de Destaque:
- Inclusão, Diversidade e Equidade: Boas Práticas que Transformam Realidades – Um olhar sobre as práticas que estão a criar impacto social positivo.
- Sustentabilidade e ESG em Ação: Inovação que Impacta – Casos de sucesso de empresas que lideram com propósito e sustentabilidade.
- Brasil, Portugal e África: Unindo Culturas para Construir um Futuro Inovador – Oportunidades de cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável.
Neste encontro vão estar reunidos cerca de 150 líderes de empresas nacionais e internacionais dos Países de Língua Portuguesa, agentes sociais, investidores, empreendedores e decisores comprometidos em fomentar a inovação e o impacto social positivo. Será apresentado o trabalho desenvolvido pelo ecossistema empresarial, promovido o debate e oportunidades de networking de forma a contribuir para um futuro mais justo e sustentável.
O evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, Plataforma Lisboa Sustentável Empresas, IKEA e também W20 Brasil.
É um evento gratuito e aberto ao público, sendo necessária apenas a inscrição prévia para garantir o lugar. Inscrições aqui