3ª edição Viagem pelo Clima – Rumo à COP30: Equipas voltam a percorrer Portugal em nome do Clima



A 3.ª edição da Viagem pelo Clima tem início já no próximo 11 de julho, com um evento de lançamento no Mosteiro Santa Maria do Mar, em Carcavelos. Esta iniciativa, promovida pela Get2C em parceria com a Câmara Municipal de Cascais, tem como objetivo informar e inspirar a população rumo à Neutralidade Carbónica e a uma vida mais sustentável, foi divulgado em comunicado.

Segundo a mesma fonte, durante 12 dias, três equipas de quatro participantes cada vão atravessar o país de norte a sul, procurando cumprir a viagem da forma mais sustentável e com o maior impacto positivo possível nos territórios. Cada equipa terá de gerir um orçamento simbólico em “Climas” – a moeda fictícia que irá avaliar a sustentabilidade das suas escolhas a nível de alimentação, transportes, consumo de água e ainda o impacto social gerado na comunidade. A equipa vencedora será a que conseguir gastar menos “climas” durante a viagem.

Ao longo do percurso, as equipas enfrentarão vários desafios, envolvendo as comunidades locais, identificando os heróis do clima que fazem a diferença todos os dias nas localidades e promovendo os negócios sustentáveis que constituem as Rotas de Sustentabilidade Municipais. Os participantes aproveitarão ainda o contacto com a comunidade para partilhar o acesso a ferramentas de cálculo da pegada de carbono totalmente gratuitas, aplicadas ao comércio local e aos cidadãos.

Este ano, a Viagem pelo Clima conta com a colaboração de seis municípios parceiros: Cascais, Vila Franca de Xira, Lagos, Braga, Figueira da Foz e Setúbal.

A equipa que vencer esta competição terá a oportunidade de viajar até ao Brasil, em novembro de 2025, e participar na COP 30, a conferência das Nações Unidas para as Alterações Climáticas.

Programa do evento de partida – 11 de julho

O evento de lançamento decorrerá entre as 09h45 e as 13h15, com destaque para a mesa-redonda “Embaixadores pelo Clima: Narrativas que Movem”, moderada pela apresentadora Fátima Lopes. Participam na mesa-redonda a atriz Ana Varela, a fundadora e CEO da Mind the Trash, Catarina Matos, o apresentador de televisão e rádio Pedro Fernandes e o engenheiro do ambiente e criador de conteúdos Tiago Lagoa — personalidades com trajetos inspiradores na promoção da sustentabilidade e da comunicação ambiental.

A chegada das equipas está prevista para o dia 22 de julho de 2025, em Braga, assinalando o fim de uma jornada que pretende reforçar a urgência da ação climática e envolver cidadãos, empresas e autarquias.

 

 






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...