Menina de 13 anos cria empresa de moda sustentável (com FOTOS)



Maya Shea Penn, com apenas 13 anos, já criou uma empresa de moda, publicou um livro e criou uma organização sem fins lucrativos chamada Maya’s Ideas 4 The Planet. A promissora carreira desta menina começou quando tinha oito anos e percebeu que as nossas escolhas de vestuário têm um grande impacto sobre o meio ambiente.

Perplexa com a abundância de produtos químicos tóxicos usados na maioria das roupas, Maya deu início à sua própria linha, chamada Maya’s Ideas. Usando 100% de materiais orgânicos, tal como alguns tecidos reciclados e vintage, o projecto tornou-se uma inspiração para jovens empreendedores e activistas por todo o mundo.

“Muitas pessoas perguntam-me: ‘Porquê ser amiga do ambiente?’”, diz a jovem. E explica: “Os meus pais ensinaram-me desde cedo a reciclagem, agricultura orgânica, ser ambientalmente consciente e uma boa administradora, respeitando o planeta e cuidando dos seus animais”.

Maya começou por ouvir falar sobre a forma como os corantes no vestuário são prejudiciais à saúde das pessoas, dos animais e do planeta. Pesquisou sobre o assunto e confirmou que, de facto, existe uma série de potenciais problemas para quem é sensível aos corantes.

Em 2011, a Greenpeace publicou um relatório em que revela os traços das substâncias químicas tóxicas encontradas nos produtos de 14 fabricantes de roupa de grandes marcas, incluindo a Adidas e a H&M. As pessoas que têm sensibilidade a esses componentes experimentam muitas vezes sintomas negativos, como erupções cutâneas e dificuldade respiratória.

Contra este vestuário que, além de ser nocivo à saúde, contribui para a poluição da água e do ar, Maya começou a criar corantes naturais, de frutas e vegetais, tal como chás de ervas, para tingir as suas roupas e acessórios. Estas peças, por sua vez, são feitas de algodão orgânico, linho, lã, seda artificial, sarapilheira orgânica e materiais reciclados.

Os artigos criados por Maya revelam as características de uma menina apaixonada por moda e pela natureza. Mas ela também é solidária – segundo o Inhabitots, 20% dos lucros da Maya’s Ideas são doados a instituições de caridade locais e globais.

A jovem escreveu e ilustrou recentemente o seu primeiro livro, Lucy and Sammy Save the Environment, que ensina às crianças mais pequenas noções básicas de reciclagem, poluição e gases com efeito de estufa. O livro de 20 páginas está a ser disponibilizado em escolas de Atlanta.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...