O crescimento dos grandes resorts

O que têm em comum o Dubai (Emirados Árabes Unidos), Benidorm e Torremolinos (Espanha), South Beach (Estados Unidos), Punta del Este (Uruguai) e a praia de Qingdao (China)? Todos eles são hoje mega-resorts que, há alguns anos, eram aldeias piscatórias ou desconhecidos destinos turísticos.

Com a explosão dos pacotes turísticos integrados e vôos baratos, todos estes destinos foram crescendo, mudado a paisagem da região e elevando as aldeias e vilas a cidades que vivem de e para o turismo.

Nos dois resorts espanhóis, por exemplo, o boom dos pacotes turísticos, nos anos 60, transformou Benidorm e Torremolinos em estrelas do turismo mundial – a própria Espanha é hoje a terceira maior economia da indústria do turismo, valendo cerca de €40.000 milhões e apenas “batida” pelos Estados Unidos e França.

Nos anos 50, Benidorm era uma pequena e pobre aldeia piscatória, até que o seu autarca de então Pedro Zaragoza Ortis, a decidiu transformar num resort turístico. Um pouco mais abaixo, Torremolinos tem uma história idêntica, construída uma década mais tarde. E os 43.000 habitantes da cidade recebem cerca de 250.000 mil visitantes no Verão.

Nos Estados Unidos, a área de South Beach tornou-se num resort quando John e James Lummus decidiram criar uma Fairy Land que pudesse receber turistas a partir de um ferry. Antes desta área de entretenimento, o local era usado como terreno agrícola e, diga-se, sem grande sucesso.

Também a praia uruguais de Punta del Este era pouco conhecida até que os ricos sul-americanos decidiram transformá-la no seu quintal de férias, nos anos 50. Hoje, ela cresce das 15.000 para as 250.000 pessoas durante os meses de Janeiro e Fevereiro, Verão no Hemisfério Sul.

Tal como noutras áreas, a China não fica atrás no desenvolvimento de resorts turísticos. A praia de Qingdao, na província de Shandong, tornou-se conhecida pelas fotos irreais de milhares de pessoas a tomar banho. Mas o fenómeno é recente, como pode ver na nossa galeria de fotos. Bem recente, na verdade.

A maioria destes resorts cresceram a partir do cimento e, hoje, terão de se renovar e recriar para receber uma nova vaga de turistas, mais preocupadas com o ambiente e sustentabilidade. E esta nova faceta comportamental dos turistas só pode ser uma boa notícia para o nosso Planeta.

1 e 2.Benidorm

3 e 4.Dubai

5 e 6.Punta del Este

7 e 8.Qingdao

9 e 10.South Beach

11 e 12.Torremolinos

Deixar uma resposta