64% dos portugueses querem mudar para eScooters, eBikes, Carsharing ou táxis reservados através de aplicações



64% dos inquiridos em Portugal estão dispostos a adotar novos serviços de mobilidade, tais como eScooters, eBikes, Carsharing ou táxis reservados através de aplicações, sendo a Geração Z a mais predisposta para a adoção da mobilidade partilhada.

Estes dados constam de um estudo que a FREE NOW, super app de mobilidade urbana, realizou, no âmbito do Observatório de Mobilidade em parceria com a Kantar, com o tema anual “Better Connections”, que conclui que a vontade dos portugueses de mudar para meios de transporte mais sustentáveis de forma regular está a aumentar.

Este novo paradigma “alia-se aos novos estudos que revelam que a Mobilidade como Serviço (MaaS) dispõe de um dos mais elevados potenciais na redução das emissões no setor da mobilidade em 43–54%. Neste contexto, plataformas de mobilidade como a FREE NOW podem contribuir significativamente para os objetivos de emissões zero”, explica a plataforma em comunicado.

O estudo revela também que gerações mais novas, especialmente a Geração Z, são as que apresentam maior consciencialização ambiental e, por isso, estão mais abertas e dispostas a adotar serviços de mobilidade mais sustentáveis e que os principais fatores de escolha para 51% dos jovens inquiridos lusos são as horas poupadas nos congestionamentos de trânsito, bem como os custos particulares e sociais mais baixos (decorrentes das alterações climáticas, custos de infraestruturas) para a sociedade em geral, através da utilização destas novas alternativas de mobilidade partilhada.

No entanto, os inquiridos mais velhos registaram uma tendência para escolher opções de mobilidade tradicionais.

Lisboa foi uma das cidades na Europa com maior percentagem de viagens em carros elétricos

Durante este ano, a FREE NOW registou uma procura crescente por opções de mobilidade mais ecológicas e os utilizadores desta plataforma têm optado cada vez mais por viagens em veículos elétricos em detrimento de carros de motores de combustão tradicionais.

O número de viagens efetuadas com carros elétricos com a FREE NOW triplicou em toda a Europa em comparação a 2021, sendo Lisboa, juntamente com Hamburgo, uma das cidades com a maior percentagem de viagens em veículos elétricos na plataforma em 2022.

Nos restantes países da Europa, como Alemanha, Espanha e Reino Unido, o número de viagens de veículos elétricos aumentou mais de cinco vezes na plataforma de mobilidade.

A FREE NOW reduziu “significativamente” as emissões e evitou diretamente, desde 2019, as emissões de CO2 através da transição para a eletromobilidade, que são equivalentes a, aproximadamente, 105.600 faias, revela ainda este inquérito.

Para realizar este estudo, a FREE NOW inquiriu 5.003 pessoas residentes em cidades do Reino Unido (500), Alemanha (500), Áustria (500), França (500), Espanha (501), Portugal (500), Itália (501), Irlanda (500), Polónia (500) e Grécia (501). A Kantar realizou o inquérito representativo online de julho a agosto de 2022.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Notícias relacionadas

loading...

Comentários estão fechados.