7 dicas para apreciar a água da torneira
O título deste artigo pode parecer estranho – afinal, beber água não tem nada de extraordinário. Pelo menos em Portugal, onde ela é de boa qualidade: basta pegar num copo, abrir a torneira e beber calmamente.
No entanto, a água pode apresentar, ocasionalmente, sabor e cheiro, devido a diversos factores como a presença de cloro usado na desinfecção da água ou deficiente manutenção das redes prediais e canalizações domiciliárias, incluindo torneiras.
Segundo explica a Águas de Portugal, o sabor da água depende também da sua composição em sais – o cálcio e o magnésio, por exemplo. Para melhorar o sabor e o cheiro da água, fique com sete dicas simples e que contribuirão, certamente, para se sentir mais saciado ao bebê-la.
SETE DICAS PARA BEBER ÁGUA
1.No tempo quente, a água pode aumentar a sua temperatura, caso as redes de distribuição ou prediais estiverem expostas ao calor. Antes de beber, deixe correr um pouco para refrescar a água.
2.Quanto mais fresca a água estiver, melhor sabe. Manter a água no frigorífico, de preferência num recipiente tapado, ajuda a melhorar o sabor e a sensação de frescura.
3.As garrafas e recipientes utilizados para servir água (jarros ou termos) devem ser lavados frequentemente, podendo usar-se um pouco de vinagre ou sal. Em seguida enxague bem.
4.Mude regularmente a água dos cubos de gelo. Se permanecerem muito tempo sem utilização é preferível eliminá-los, porque adquirem os sabores dos alimentos armazenados no congelador.
5.Não utilize a água quente da torneira para fazer chá ou café. É preferível ferver a água fria para estas utilizações, eliminando o sabor desagradável do cloro.
6.Nos frigoríficos com depósito de água e fabrico de gelo, o circuito de água exige cuidados especiais e deve ser lavado frequentemente.
7.Após ausência prolongada de casa – nas férias, por exemplo – deixe a água correr um pouco antes de a utilizar para beber ou cozinhar.