7 dicas para manter a casa quente em dias frios
Embora manter as casas quentes, sem pesar demasiado na carteira, possa parecer difícil, a verdade é que nem todas as soluções precisam de ser complexas e dispendiosas.
Luz natural
O sol de Inverno continua a ser sol. Abra as cortinas e deixe-o entrar. É uma fonte gratuita de calor e contribui para aquecer a sua casa durante as horas de exposição solar.
Portas fechadas
Se utiliza aquecimento central, mantenha as portas das divisões com radiadores fechadas para manter o calor. Parece uma medida simples, mas vai sentir a diferença.
Isole as portas e janelas
Uma opção quase básica para manter a casa quente em dias frios é isolar as portas e as janelas, de forma a evitar a entrada do frio. Ora, como para grandes males há grandes remédios, saiba que pode adquirir espuma ou borracha para servirem este propósito de isolamento. Encontrará ajuda em hipermercados, nas grandes superfícies ou nas drogarias.
Temperatura constante
Os sistemas de aquecimento têm muito menos dificuldade em manter uma casa quente do que em aquecer uma casa que está fria. Por isso, uma das melhores formas de poupar no aquecimento é tentar que a casa mantenha uma temperatura constante, em torno dos 22º.
Tapetes no chão
Não há nada mais desagradável do que colocar os pés num chão gelado logo de manhã. Colocar tapetes em algumas zonas casa cria outra camada de isolamento no chão e mantém os seus pés quentes.
Aquecedor
Ligar o aquecimento apenas quando precisa dele, para que o ambiente fique agradavelmente quente. Mas ligar o termóstato em temperaturas mais altas no início não significa que consiga aquecer a sala mais rapidamente, apenas conseguirá gastar mais energia e dinheiro.
Use cortinas
O calor do sol é natural e gratuito, por isso, aproveite-o ao máximo durante o dia. À noite, feche as cortinas e deixe que atuem como uma camada extra de isolamento, que ajuda a reter o calor acumulado no interior.