Siga estas sete dicas para plantar uma horta em casa (mesmo com pouco espaço)
Qualquer espaço pode tornar-se uma horta, desde que haja Sol, vasos, boa terra e saber utilizar a quantidade de água ideal.
Siga estas dicas para plantar uma boa horta em casa:
- Sol
Para começar avalie onde as plantas terão melhores condições de crescer no momento de escolher o local da sua horta. “Fique parado no ponto exato (onde quer posicionar a horta). Olhe para o céu e se pergunte: posso ver o sol daqui?”, recomenda Carol Hartsell, colunista do site The Huffington Post. A especialista destaca que a maioria dos vegetais pede seis horas diárias de luz do Sol
2. Vasos e altura
Uma vez escolhido o local “perfeito”, vá à procura dos recipientes para plantar. Evite os vasos sem furos, pois as plantas precisam que a água escorra. Também é preciso que tenham uma boa profundidade para que as raízes possam crescer. Alguns especialistas dizem que com vasos de 7 a 15 centímetros de profundidade é possível plantar quase tudo, pois as raízes não precisam de mais espaço se tiverem água, nutrientes e terra em quantidade suficiente.
- Pense na terra
Escolher a terra não deve ser uma decisão tomada de qualquer maneira. Isto porque as plantas precisam de uma base rica em nutrientes. Saber combinar vários tipos de fertilizantes e substratos é outra das vantagens.
- Sementes ou rebentos?
O mais recomendável é começar a plantar rebentos. Se não for um especialista em jardinagem e quer ver resultados mais rápidos, o melhor é começar com rebentos. No entanto, isto não é possível com alguns legumes, como a cenoura e o nabo, mas sim com alfaces, tomates e cebolas.
- Água
Nem todas as plantas pedem a mesma quantidade de água ou o mesmo tipo de rega. Algumas exigem que se pulverizem as folhas. Outras, apenas as raízes devem ser molhadas. Outro ponto é levar em conta as épocas do ano, porque, de acordo com os níveis de humidade e temperatura do ambiente, as plantas precisam de mais ou menos água.
- “Comida”
As plantas também precisam de fertilizantes. Os mais recomendados são os equilibrados, tanto para flores como para vegetais, conhecidos como NPK. Eles contêm nitrogénio, fósforo e potássio.
- Conheça os seus amigos e inimigos
As suas plantas receberão “visitas” e é uma questão de detetar se são inimigos ou amigos. Os parasitas são um mau sinal porque podem acabar com a horta. Já as joaninhas e as abelhas podem ser grandes aliadas.