Siga estas sete dicas para plantar uma horta em casa (mesmo com pouco espaço)

Qualquer espaço pode tornar-se uma horta, desde que haja Sol, vasos, boa terra e saber utilizar a quantidade de água ideal.

Siga estas dicas para plantar uma boa horta em casa:

  1. Sol

Para começar avalie onde as plantas terão melhores condições de crescer no momento de escolher o local da sua horta. “Fique parado no ponto exato (onde quer posicionar a horta). Olhe para o céu e se pergunte: posso ver o sol daqui?”, recomenda Carol Hartsell, colunista do site The Huffington Post. A especialista destaca que a maioria dos vegetais pede seis horas diárias de luz do Sol

2. Vasos e altura

Uma vez escolhido o local “perfeito”, vá à procura dos recipientes para plantar. Evite os vasos sem furos, pois as plantas precisam que a água escorra. Também é preciso que tenham uma boa profundidade para que as raízes possam crescer. Alguns especialistas dizem que com vasos de 7 a 15 centímetros de profundidade é possível plantar quase tudo, pois as raízes não precisam de mais espaço se tiverem água, nutrientes e terra em quantidade suficiente.

  1. Pense na terra

Escolher a terra não deve ser uma decisão tomada de qualquer maneira.  Isto porque as plantas precisam de uma base rica em nutrientes. Saber combinar vários tipos de fertilizantes e substratos é outra das vantagens.

  1. Sementes ou rebentos?

O mais recomendável é começar a plantar rebentos. Se não for um especialista em jardinagem e quer ver resultados mais rápidos, o melhor é começar com rebentos. No entanto, isto não é possível com alguns legumes, como a cenoura e o nabo, mas sim com alfaces, tomates e cebolas.

  1. Água

Nem todas as plantas pedem a mesma quantidade de água ou o mesmo tipo de rega. Algumas exigem que se pulverizem as folhas. Outras, apenas as raízes devem ser molhadas. Outro ponto é levar em conta as épocas do ano, porque, de acordo com os níveis de humidade e temperatura do ambiente, as plantas precisam de mais ou menos água.

  1. “Comida”

As plantas também precisam de fertilizantes. Os mais recomendados são os equilibrados,  tanto para flores como para vegetais, conhecidos como NPK. Eles contêm nitrogénio, fósforo e potássio.

  1. Conheça os seus amigos e inimigos

As suas plantas receberão “visitas” e é uma questão de detetar se são inimigos ou amigos. Os parasitas são um mau sinal porque podem acabar com a horta. Já as joaninhas e as abelhas podem ser grandes aliadas.

 

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...