7 Dicas SPC para proteger os seus dispositivos do calor extremo nas suas férias



Com a chegada do verão, as altas temperaturas não afetam apenas o corpo humano, mas também os dispositivos eletrónicos. Temperaturas acima de 35ºC podem causar problemas, como lentidão e aumento no consumo da bateria, nos smartphones, tablets, smartwatches e outros dispositivos que habitualmente transportamos connosco. A SPC, empresa europeia especializada em produtos de eletrónica de consumo, compilou 7 recomendações essenciais para evitar danos causados pelo calor excessivo.

  1. Evite a Exposição Direta ao Sol

Assim como nós devemos evitar a exposição prolongada ao sol, o mesmo vale para os dispositivos eletrónicos. O calor extremo pode danificar componentes do seu dispositivo, como o plástico externo, o ecrã de LCD e os chips internos. A exposição prolongada ao sol também pode levar ao sobreaquecimento da bateria, diminuindo permanentemente a sua vida útil. Mantenha o seu dispositivo tanto quanto possível à sombra, numa bolsa ou mochila, ou até mesmo no bolso, se necessário. Naturalmente, evite deixá-los dentro de carros estacionados, no verão, se estiver calor, pois as temperaturas dentro dos veículos aumentam de forma extrema em muito pouco tempo, podendo causar danos irreversíveis aos seus dispositivos.

  1. Escolha Capas Finas e Remova-as ao Carregar a Bateria

As capas de silicone são excelentes para proteger o smartphone ou o tablet contra quedas, mas não são boas para dissipar o calor. Em dias de calor intenso, utilize capas finas e sem tampa para ajudar na dissipação do calor. Remova a capa quando o dispositivo estiver a carregar para evitar o sobreaquecimento.

  1. Reduza o Uso de Recursos

O uso contínuo de recursos como Wi-Fi, Bluetooth, rede móvel e GPS aumenta o consumo de energia e o aquecimento do processador. Em dias quentes, desative esses recursos quando não estiverem em uso e ative o modo de Poupança de Energia para minimizar o consumo de energia e, consequentemente, o aquecimento desnecessário do dispositivo.

  1. Ajuste o Brilho e Utilize o Modo Escuro para Controlar a Temperatura

O uso contínuo do smartphone para tirar fotos, fazer vídeos, chamadas ou jogar pode causar sobreaquecimento, especialmente durante o verão. Reduzir o brilho do ecrã e ativar o modo escuro pode ajudar a diminuir o consumo de energia e o aquecimento. Se o dispositivo aquecer demais, o ideal é deixá-lo descansar até que a temperatura normalize. Colocar o telefone no modo avião também pode ser útil, reduzindo o seu desempenho ao mínimo necessário.

  1. Desligue o Dispositivo Temporariamente

Em situações extremas, se o smartphone ou tablet atingir temperaturas superiores a 45ºC, ele pode desligar automaticamente como medida de segurança. Se isso não acontecer, desligue-o manualmente e deixe-o arrefecer naturalmente. Não deve colocá-lo no frigorífico, pois o choque térmico pode causar condensação interna e danificar permanentemente os componentes internos.

  1. Use Carregadores de Qualidade

Carregar o smartphone, tablet, eReader, smartwatch ou outro dispositivo eletrónico pode causar um leve aquecimento, mas o uso de carregadores de baixa qualidade pode aumentar esse aquecimento rápida e significativamente. Utilize sempre carregadores certificados e de marcas confiáveis para evitar danos ao dispositivo.

  1. Carregue o seu Dispositivo em Locais Frescos e Sem Luz Solar Direta

Ao carregar o seu aparelho, evite deixá-lo sob a luz direta do sol. Isso pode aumentar a temperatura interna do dispositivo de forma perigosa. Prefira locais com sombra e bem ventilados para o carregar.

Seguir estas dicas da SPC “ajudará a proteger seu dispositivo eletrónico contra os efeitos do calor, garantindo um desempenho ideal e uma vida útil prolongada. Com as devidas precauções, poderá aproveitar o verão e tirar o máximo partido dos seus dispositivos, seja para registar os momentos inesquecíveis das férias, ou para se manter conectado com os seus entes queridos, ou para pôr a leitura em dia ou mesmo para relaxar a ver as suas séries e filmes favoritos, sem preocupações”, conclui a empresa.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...