90% dos portugueses afirma que é difícil levar a cabo práticas mais sustentáveis
90% dos portugueses afirma sentir dificuldades para levar a cabo práticas mais sustentáveis e eficientes na sua vida diária, segundo um estudo da Beko sobre “Hábitos Sustentáveis nos lares portugueses”, divulgado ontem durante a abertura do primeiro showroom oficial da marca em Portugal, localizado estrategicamente no Espaço Amoreiras, em Lisboa, destinado a parceiros de negócio.
Segundo a mesma fonte, 40% revela mesmo sentir barreiras para encontrar opções sustentáveis acessíveis e 3 em cada 4 dos portugueses afirma ser urgente preservar o meio ambiente (89%).
Também 90% dos inquiridos está disposto a pagar mais por um aparelho produzido de forma sustentável, sobretudo nos agregados familiares com filhos, como forma de combater a subida dos preços da energia, com 95% a prestar agora bastante atenção à eficiência energética antes de escolher um novo eletrodoméstico.
O estudo revelou que os portugueses têm como preocupações mais comuns a redução do consumo de água e energia (81,51%), seguida pela separação de resíduos (81,51%) e a redução do consumo de plástico (73,96%). A Beko, “alinhada com essas preocupações, oferece soluções inovadoras, como nas máquinas de lavar loiça com as tecnologias Autodose e SaveWater, proporcionando até 28% de economia de detergente em cada lavagem e uma redução de 27% no consumo de água, respetivamente”.
No que diz respeito a consumos energéticos, o frigorífico e o forno, que são considerados como sendo dois dos eletrodomésticos mais importantes em Portugal, são também percecionados como os dois eletrodomésticos com maior consumo energético, com 32% e 20% das respostas respetivamente, seguidos da máquina de lavar roupa (15%), sendo que 94% dos entrevistados afirmou ter tomado medidas para combater o aumento dos preços, levando uma parte a desligar os aparelhos em standby (54%).
Nos fornos, com a tecnologia AeroPerfect da Beko, que proporciona uma distribuição uniforme do ar quente por todo o forno, minimizando as variações de temperatura e garantindo uma cozedura consistente e poupança de energia e com a limpeza pirolítica, que aquece o forno a 480º de modo a transformar os alimentos e gorduras em resíduos fáceis de limpar e sem a utilização de químicos, permitem uma redução até 25% do consumo de energia.
Quando analisada a utilização dos eletrodomésticos, a máquina de lavar roupa é a mais utilizada pelos portugueses (99%) com 47% a referir lavar roupa 3 vezes por semana e a destacar a eficiência energética e poupança como o segundo atributo (8 pontos em 10) mais importante na escolha de um novo aparelho desta natureza.
Para tornar as lavagens mais eficientes, a Beko desenvolveu a tecnologia AquaTech que utiliza o poder da água e um algoritmo especialmente desenvolvido pela marca para obter uma poupança de energia até 50%, permitindo economizar dinheiro e reduzir a pegada ambiental.
50% dos portugueses cozinham diariamente e 36% dia sim, dia não
Quando inquiridos sobre os hábitos alimentares, metade dos portugueses cozinha todos os dias (50%) e 35,98% cozinha em dias alternados ou fazem planeamento para os dias seguintes para evitar desperdício alimentar. Por essa razão, 9 em cada 10 inquiridos (90,66%) segue as orientações adequadas de armazenamento no frigorífico e mais de 1 em cada 4 estaria disposto a investir em tecnologias mais avançadas nos frigoríficos, como a HarvestFresh que simula o ciclo diário da luz solar para otimizar a preservação das vitaminas e nutrientes nos alimentos frescos ou mesmo a AeroFlow que minimiza as flutuações de temperatura nas prateleiras, e resulta em produtos 30% mais frescos.
Presentes na apresentação do 1º espaço próprio e showroom da marca Beko em Portugal, estiveram o Chef de alta cozinha, Filipe Carvalho, e o criador do projeto “Pitada do Pai”, Rui Marques, onde falaram sobre as inovações da marca e os desafios para alcançar um planeta mais sustentável, que podem começar na cozinha.
Para o Chefe Filipe “é importante aproveitar a sazonalidade dos produtos para sermos mais sustentáveis” enquanto Rui Marques falou de uma “alimentação equilibrada” sublinhando que “é muito importante cozinhar hoje para reaproveitar amanhã”.
Durante a apresentação, Nuno Costa, diretor de marketing da marca em Portugal garantiu que os mesmos “podem ajudar os portugueses a criar uma casa totalmente sustentável”.
O responsável explicou que entrevistaram cerca de 500 consumidores e que os produtos energeticamente eficientes ajudam a poupar recursos vitais. “Utilizamos tecnologia que permite poupar água e energia”, sublinhou.
(Notícia atualizada às 16h54)