97% dos portugueses estão conscientes das alterações climáticas (e querem consumir energia de forma responsável)

Cerca de 97% dos portugueses estão conscientes das alterações climáticas e querem consumir energia de forma responsável, revela o mais recente estudo da ei energia independente.

A empresa especializada em autoconsumo fotovoltaico realizou um inquérito em Portugal e em Espanha, em conjunto com com o IO Sondea Market Research Institute, no intuito de conhecer o modelo energético do futuro e o novo consumidor.

A crise sanitária resultante da Covid-19 trouxe uma maior sensibilidade e consciência do impacto da sociedade sobre o ambiente. Os resultados demonstram que a maior parte dos cidadãos começaram a adotar comportamentos mais sustentáveis. Nove em cada dez (89,86%) pessoas dizem estar preocupadas com o impacto ambiental da sua casa, e 95% gostariam de saber de onde vem a energia que consomem.

Mais de 80% dos inquiridos confirmam que a pandemia afetou o seu consumo de energia e 64% diz já ter mudado ou estar a planear mudar alguns hábitos. É exemplo disso a utilização de programas ‘eco’ em aparelhos ou o desligar por completo os aparelhos eletrónicos, em vez de os deixar em standby. Reduzir o consumo de ar condicionado e do aquecimento (32%), melhorar o isolamento das suas casas (36%), instalar algum tipo de energia renovável, como painéis solares, (27%) ou incorporar sistemas de domótica para controlar o consumo de eletricidade (19%), são também outras medidas a ter em conta pelos portugueses.

“Há uma clara mudança no perfil do consumidor, nos dois países e até um pouco mais acentuado em Portugal do que em Espanha. Como mostra o nosso estudo, os portugueses estão ainda mais conscientes das alterações climáticas do que os espanhóis (97% de Portugal vs. 90% de Espanha). Na ei energia independente estamos conscientes desta realidade e queremos facilitar a transição energética para indivíduos e empresas, com uma proposta simples, atrativa e diferencial, acompanhando-os ao longo do processo”, afirmaYsabel Marqués, Chief Marketing Officer da ei energia independente.

 

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...